O número de vereadores em Barbacena deverá aumentar a partir da próxima eleição. Foi aprovada em segunda e última votação, e redação final, na sessão desta terça-feira 06/11 a emenda constitucional que amplia o número de vereadores na Casa Legislativa a partir de 2025.
Pela proposta, nas próximas eleições serão 19 vagas para a Câmara de Barbacena. Atualmente são 15 cadeiras.
Dez parlamentares votaram a favor do aumento de vereadores, sendo eles: Ewerton José Duarte Horta Júnior, Flávio Maluf Caldas, Glauber Milagres Gava, José Bonifácio Couto de Andrada , José Newton de Faria, Luiz Carlos do Nascimento, Nilton Cézar de Almeida, Paulo José da Silva , Roberto José de Andrade e Sandro Heleno da Silva Carvalho.
A proposta será encaminhada para sanção ou veto do prefeito.
No site oficial da Câmara Municipal publicação afirma que “o projeto que adequa o número de vereadores na Casa Legislativa a partir de 2025, cumprindo assim o Artigo 29 da Constituição Federal de 1988 que orienta que cidades do porte de Barbacena devam ter 19 vereadores, para que, desta forma, a população tenha a sua representatividade adequada à população da cidade”.
De acordo com o último censo, Barbacena tem em torno de 138 mil habitantes. O salário atual dos vereadores é de R$ 9.379,34.
