A macrorregião de Saúde Centro, onde fica localizada a Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai retornar à onda branca do plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para promover a retomada econômica gradual e coordenada nas cidades mineiras durante a pandemia do coronavírus.
Com a mudança, as 101 cidades da região estão orientadas a manterem fechados estabelecimentos como papelarias, salões de beleza e lojas de roupas. Podem continuar funcionando os serviços essenciais e as atividades autorizadas na onda branca, como autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas.
A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, nesta quarta-feira (10/6), em função do aumento do número de casos na localidade e da alta ocupação da rede hospitalar. Por outro lado, o grupo técnico avaliou que a macrorregião de Saúde Norte atende os requisitos necessários para avançar para a onda amarela do plano, adotando medidas mais flexíveis para a retomada do comércio. As outras 12 macrorregiões de Saúde mineiras serão mantidas nas ondas determinadas durantes os últimos encontros do Comitê.
O governador Romeu Zema destacou que o número de casos tem aumentado no território mineiro e é fundamental que todos se empenhem para manter o máximo de isolamento possível e as medidas de proteção que desaceleram a propagação da doença.
Todas as mudanças definidas na reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 passarão a valer a partir desta quinta-feira (11/6), com a publicação no Diário Oficial do Estado. O encontro contou com a participação do vice-governador Paulo Brant, dos secretários de Estado e de representantes do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado.
Lafaiete e região
Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Barbacena e outras cidades da região pertencem a macrorregião de Saúde Centro-Sul, atualmente na onda branca do programa Minas Consciente.
Clique aqui e conheça as ondas e os respectivos estabelecimentos
