Uma ação conjunta do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e das forças de segurança do estado resultou, nesta terça-feira (28/10), na deflagração da segunda fase da Operação Saracura. A iniciativa tem o objetivo de desarticular uma associação criminosa ligada ao Comando Vermelho, responsável pela distribuição e comercialização de drogas em municípios da Zona da Mata.
De acordo com o MPMG, foram cumpridos 14 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Bicas e Juiz de Fora. As diligências ocorreram desde as primeiras horas da manhã e envolveram equipes das Polícias Civil e Militar, que atuaram em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
A investigação teve início há cerca de um ano, na comarca de Bicas, e identificou uma rede de tráfico de drogas com ramificações em diferentes bairros, além de ligações diretas com integrantes do Comando Vermelho, facção originária do Rio de Janeiro.
Estrutura criminosa
Segundo informações do Ministério Público, o grupo mantinha uma estrutura organizada para controlar pontos de venda de entorpecentes, utilizando ameaças e violência para garantir domínio territorial. As apurações indicam que a associação buscava expandir sua atuação em cidades vizinhas, o que motivou o aprofundamento das investigações e a deflagração da nova fase da operação.
O MPMG destacou que a Operação Saracura representa mais um passo no enfrentamento a tentativas de fixação de facções criminosas em território mineiro. A instituição reforçou o compromisso de atuação conjunta com as forças de segurança estaduais para impedir a consolidação de grupos de crime organizado no interior do estado. As investigações continuam sob sigilo judicial e novas fases da operação não estão descartadas.
Fonte: MPMG
