Depois de mais de uma década, a tradicional EXPOLAF voltou ao calendário cultural de Conselheiro Lafaiete e já no primeiro dia mostrou que o retorno era esperado por toda a região. Milhares de pessoas lotaram o Parque de Exposições Presidente Tancredo Neves para celebrar a abertura da festa, que segue até domingo (05/10), com atrações musicais e culturais gratuitas.

O evento, que foi prestigiado por autoridades políticas municipais e estaduais, reuniu o secretário de Governo de Minas, Marcelo Aro, os deputados federal Pinheirinho e estadual Doorgal Andrada, o prefeito de Lafaiete, Leandro Chagas, o prefeito de Barbacena, Carlos Du, e o prefeito de Queluzito, Danilo Albuquerque, entre outros convidados.
“Um sonho que voltou para todos”
Durante a fala de abertura, o prefeito Leandro Chagas, destacou a emoção de ver a EXPOLAF novamente aberta ao público. “É um privilégio estar aqui com vocês. Esse momento é a realização de um sonho. Sonhávamos em retomar esse evento, mas com um compromisso, de que fosse aberto para todos. E hoje estamos cumprindo isso”, afirmou o prefeito.
Leandro também agradeceu o apoio de todos os parceiros e destacou o caráter popular e acessível da festa. “Ver o parque lotado, famílias reunidas e pessoas de toda a região participando é a maior recompensa”, disse.
Segurança e organização marcam a primeira noite
A abertura contou com os shows de César Menotti & Fabiano e da dupla Diego & Victor Hugo, que animaram o público em uma noite marcada pela boa estrutura, segurança reforçada e clima familiar. Nas redes sociais, o evento recebeu centenas de elogios pela organização e pelo formato gratuito.

Comentários destacaram o retorno “triunfal” da festa e a satisfação com a estrutura do parque, ausência de filas e ambiente seguro.
Programação continua
A festa prossegue neste sábado (04/10) com o grupo Menos é Mais e, no domingo (05/10), o encerramento será marcado por apresentações regionais e atividades culturais. A expectativa é que o público total ultrapasse a marca de 50 mil pessoas durante os três dias de programação.
A retomada da EXPOLAF também impulsiona a economia local, movimentando setores como comércio, alimentação, turismo e hospedagem, reforçando o potencial da cidade como polo de eventos.