Aprovados no concurso público da prefeitura de Conselheiro Lafaiete para a área da educação estão sendo convocados para assumir suas vagas. Somente nesta terça-feira (30) serão 200 empossados pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Em entrevista ao Fato Real, o secretário de Educação, Cirley Henriques, informou que os primeiros profissionais empossados serão analistas pedagogos, auxiliares de secretaria e auxiliares de serviço educacional. Ele destacou que essa etapa marca o início de um processo gradual de convocações que seguirá nos próximos dias.
Na próxima segunda-feira (06/10), novos profissionais também serão incorporados à rede, sendo psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.
Professores assumem em 2026
Uma preocupação levantada pela comunidade escolar foi a substituição de professores já no fim do período letivo. De acordo com Cirley Henriques, para evitar prejuízos ao aprendizado, a posse dos professores ocorrerá somente em 2026. A medida busca garantir a continuidade pedagógica até o encerramento deste ano.
Capacitação
Outro ponto abordado é a preparação dos recém-empossados. O secretário informou que todos os servidores passarão por capacitação progressiva. Inicialmente, os analistas e auxiliares serão encaminhados para as escolas, mas receberão treinamentos específicos em seguida.
Com a entrada dos concursados, contratos temporários em vigor não serão estendidos até dezembro. Recentemente um grupo de contratados buscou apoio junto aos vereadores na tentativa de conseguir que seus contratos fossem até o fim do ano. O secretário explicou que a legislação da administração pública determina que as vagas sejam preenchidas pelos candidatos aprovados em concurso homologado.