As obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete, paradas há mais de uma década, foram retomadas em definitivo nessa segunda-feira, 29 de setembro. A ordem de início foi assinada pelas secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Saúde (SES-MG).
O contrato prevê a conclusão dos projetos básicos e executivos de engenharia, além de serviços complementares para a entrada em operação da unidade.
O investimento anunciado é de R$ 33 milhões. A empresa contratada terá quatro meses para revisão dos projetos e o prazo máximo de entrega foi estipulado em 18 meses.
Parte das obras já executadas será reaproveitada, evitando novos custos. Segundo o governo estadual, a expectativa é de que as intervenções comecem imediatamente após a etapa de revisão.
O hospital terá área construída de mais de 8,5 mil metros quadrados. Estão previstos 97 leitos, sendo 77 de enfermaria e 20 de UTI. A unidade contará ainda com bloco cirúrgico, pronto-atendimento com 20 leitos de observação, tomografia, raio-X e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.
Entre os atendimentos especializados previstos estão oftalmologia, endocrinologia, urologia, cirurgia bucomaxilofacial, angiologia, cirurgia vascular, ortopedia de alta complexidade, assistência ao paciente queimado, tratamento de hemorragia digestiva com endoscopia, além de ambulatórios voltados para doenças respiratórias e cardiológicas.
Geração de empregos na região
Com a conclusão do Hospital Regional, espera-se ampliar a oferta de leitos e atendimentos de média e alta complexidade, além de reduzir os deslocamentos de pacientes para outras cidades.
Além do impacto futuro na saúde, o reinício das obras já gera oportunidades de trabalho. Nessa terça-feira (30/09), a partir das 9h, serão recebidos currículos diretamente no Hospital Regional, na MG-129, para preenchimento de 150 vagas temporárias ligadas à execução da obra. As funções disponíveis incluem pedreiro, servente, carpinteiro, encarregado, bombeiro hidráulico, auxiliar de escritório e eletricista.