Dez dias após a saída de Saulo Queiróz da pasta, a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete anuncia o novo nome para assumir umas das mais importantes secretarias.
A designação da servidora efetiva, Janice Batista de Oliveira, para o cargo de Secretária Municipal de Saúde foi confirmada nesta quinta-feira 06/07. A servidora de carreira, tem conhecimento do funcionamento do setor e vasta experiência em saúde pública. Atuou por vários anos no setor de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde.
O Executivo Municipal afirma que a nomeada é digna de total confiança do prefeito e vice-prefeito, tendo já apresentado ideias e sugestões para mudanças significativas na estrutura de cargos da secretaria, visando o aprimoramento dos atendimentos à população em seus diversos setores.
Duas mulheres estarão à frente da saúde pública municipal, já que a servidora Lysiane de Andrade Neto Amorim, foi nomeada para o cargo de Secretária Adjunta da Saúde, “com igual experiência, conhecimento e confiança do Executivo”, diz o comunicado oficial.
Crise
A saúde pública de Conselheiro Lafaiete passa por uma crise, com vários postos de saúde sem médicos, quadro reduzido destes profissionais na policlínica municipal, falta de competência, falta de gestão, demora em realização de exames e consultas, o que leva a uma penalização da população, com longas esperas para exames médicos e consultas, muitas deles urgentes, comprometendo o processo de cura.
Na semana passada foi aprovado o requerimento, de iniciativa do vereador André Menezes (PL), propondo a criação, urgente, de um comitê de crise na saúde, para fazer levantamento dos problemas, apresentar soluções e fiscalizá-las.
Em contrapartida, a administração municipal assinou o termo de adesão ao Programa Mais Médicos do Governo Federal, solicitando a designação de médicos para atender aos postos de saúde e suprir a demanda atual do município. E encaminhou dois Projetos de Lei para a Câmara Municipal, que irão, segundo o Executivo, contribuir para acabar com as dificuldades para contratação de médicos, resolvendo o problema na Policlínica e Centros Regionais de Saúde.