
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a incidência global de ansiedade e depressão aumentou 25% no primeiro ano da pandemia. Pensando nisso, a Una Lafaiete, promove ação de conscientização sobre nutrição, depressão e ansiedade, nesta quarta-feira (08/06), na Escola Estadual Pacífico Vieira, localizada no bairro São Sebastião.
A iniciativa busca apresentar a relação da doença e estado emocional com a nutrição, de modo a melhorar a alimentação e prevenir as patologias. As palestras acontecem à noite, a partir das 20h, para alunos e professores.
A nutricionista, doutora em Bioquímica e Imunologia, e professora na Una Lafaiete, Simone Fátima Gomes de Oliveira explica que a realização dessas ações é de extrema importância, justamente por se tratar da prevenção dessas doenças, e da conscientização, porque a alimentação desequilibrada contribui e muito para intensificar a doença. “Equilibrando a alimentação e tendo um estilo de vida saudável, é possível minimizar os efeitos e até mesmo abandonar o uso de medicações mais intensas”, diz.
Muitas pessoas consideram que tratar a depressão se trata apenas de tomar os remédios, é isso, mas não só. Simone alerta que é preciso entender formas para melhorar a alimentação e assim romper as vias metabólicas que contribuem para que as pessoas desenvolvam ansiedade depressão.
