Um grande volume de fumaça dentro da agência do Banco Santander, localizado à rua Homero Seabra, em Lafaiete, provocou um susto em quem passava pela região central da cidade na noite desta quarta-feira 02/01.

Por volta das 22h a fumaça começou a inundar a agência. A Polícia Militar foi acionada. Muito populares pensaram se tratar de uma ação criminosa, até mesmo de uma explosão de caixa eletrônico. No entanto, Polícia Militar informou ao Fato Real que não houve nenhuma explosão.
Uma pessoa que estava na agência fez o seguinte relato nas redes sociais: “Eu estava lá no caixa eletrônico na hora. Não estouraram o caixa. Não deu pra entender o certo o que aconteceu. Um homem com uma criança no colo passou pela porta giratória e na mesma hora disparou o alarme e começou a sair fumaça do teto, e a fumaça tomou todo o banco. Foi o tempo de tirar o cartão e já não consegui enxergar a porta pra sair. Segundo as pessoas que estavam lá, o homem com a criança era o gerente do banco. Tem polícia lá agora.”
Cortina de fumaça
No último dia 17 de dezembro uma situação semelhante ocorreu na cidade de Barbacena. Para tentar combater os assaltos a bancos e caixas eletrônicos, um dispositivo, que é novidade, dispara fumaça ao detectar a violação dos caixas. No último dia 2 de dezembro, o novo sistema antirroubo, assim como os sistemas de prevenção a incêndios foram testados no banco Santander em Barbacena com o apoio do Corpo de Bombeiros. Naquela noite a cortina de fumaça foi acionada sem intenção pelo pessoal que está trabalhando na obra.
Também na cidade de Santos Dumont, uma tentativa de instalar o equipamento ‘Chupa Cabra’ num caixa eletrônico da agência do Santander acionou o sistema antirroubo que prontamente disparou o alarme e a cortina de fumaça.
A gerência do Santander em Lafaiete ainda não se pronunciou a respeito, mas, a mesma situação de Barbacena e Santos Dumont pode ter ocorrido, com o acionamento acidental do sistema. Ao ver de fora, as pessoas podem pensar que se trata de um incêndio, pois uma fumaça densa toma conta de todo o local.