Fato Real
Você Repórter

Escola Geraldo Bittencourt comemora Semana do Meio Ambiente com evento online

Em tempos de pandemia, os profissionais da educação tiveram que se reinventar e adaptar as práticas pedagógicas ao novo cenário: escolas fechadas, salas vazias e alunos em casa. A internet tornou-se, então, a mais potente e eficaz ferramenta de comunicação entre a comunidade escolar.

A Escola Estadual Geraldo Bittencourt, localizada no bairro Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, rapidamente se adaptou às necessidades desse novo contexto da educação e, desde o ano 2020, vem realizando aulas ao vivo com os alunos que possuem acesso à internet. Para aqueles que não o possuem, todas as atividades são disponibilizadas de forma impressa.

Também merece destaque o projeto “GB Foca no Enem”, implantado na escola desde 2019 e que igualmente se adaptou ao ensino remoto sem prejuízo da qualidade do ensino e sem perder de vista o seu objetivo, que é uma preparação intensa dos estudantes para o Enem, vestibular e outras provas externas e de seleção.

No entanto, 2021 veio marcado por novas práticas pedagógicas, tornadas possíveis por aporte do Governo do Estado, através do aplicativo Conexão Escola e mais ainda pelo empenho da equipe pedagógica da escola.

Tem sido assim nas aulas diárias, realizadas ao vivo, no horário de cada turno, nos sábados letivos, com atividades interdisciplinares, envolvendo as turmas e será assim também nesta semana, de 07 a 10 de junho, quando a escola está promovendo a “I Jornada GB do Meio Ambiente”, evento totalmente online, interdisciplinar, aberto à comunidade e que envolve todas as turmas, do 1° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio.

Estão programadas lives diárias, de segunda a quinta-feira, com transmissão ao vivo e interação dos participantes pelo canal da escola no YouTube, às 10 horas. Na parte da tarde, o evento será restrito aos estudantes do Ensino Fundamental.

O evento debate o tema das “Cidades Sustentáveis”, proposto pela Organização das Nações Unidas – ONU, como um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A cada dia, a atividade será conduzida por um convidado ou convidada, cuja área de atuação na sociedade vai ao encontro do tema proposto pela escola para o evento, visando fomentar o interesse e debater os assuntos ligados ao ambiente urbano, a partir da realidade dos estudantes e da própria comunidade.

Veja abaixo a programação completa.

Segunda-feira, 07 de junho

10h e 14h- A casa sustentável – Paula Passos – Programa Gerdau Germinar

Terça-feira, 08 de junho

10h e 14h- Mananciais e saneamento – Lília Rezende da Silva – Coordenadora do Setor Socioambiental da Copasa em Lafaiete.

Quarta-feira, 09 de junho

10h- Patrimônio cultural: vivências na cidade, experiências na escola – Bráulio Gomes – Doutorando em História da Arte e professor da Escola Estadual Padre Afonso de Lemos, em Cachoeira do campo; escola esta que fará participação também neste dia.

10h50- Patrimônio e preservação – Mauriceia Maia – Professora e ex-secretária de Cultura de Conselheiro Lafaiete.

14h- Mobilidade sustentável, acessibilidade e saúde – Luciana Siqueira, Daisy Angélica e Alexandre Tavares – Professores de Educação Física

Quinta-feira, 10 de junho

10h- Bicicletas: mobilidade sustentável e saúde – Pedro Lage – Atleta lafaietense e campeão mineiro e brasileiro de mountain bike.

10h50- Mobilidade inteligente – Sérgio de Oliveira, professor associado da UFSJ e pesquisador de diversas áreas relacionadas à tecnologia, internet das coisas e mobilidade.

14h- Ambiente urbano e preservação – Mauriceia Maia – Professora e ex-secretária de Cultura de Conselheiro Lafaiete.

Link do canal do canal da escola no YouTube para participação:

Se você quer ver sua reclamação, foto, denúncia ou elogio no Fato Real; se quer enviar uma pauta ou sugestão de reportagem, envie seu email para [email protected]

Fato Real