Fato Real
Você Repórter

Dia da Bandeira

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (19/11), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), a solenidade militar alusiva ao Dia da Bandeira. Contando com a presença do efetivo militar da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola, Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça e realizada no Ginásio Charles Astor, em virtude das condições climáticas.

Neste ano de 2021, a Bandeira Nacional está completando 132 anos de adoção. Na data em que se celebra o seu dia, o Pavilhão Nacional é hasteado em horário especial, ao meio dia.

Durante a solenidade militar, a Bandeira do Brasil também ocupa lugar de destaque, sendo conduzida por um oficial da ativa das Forças Armadas. Na EPCAR, quem foi a responsável por esta condução foi a Tenente Alini Trindade da Silva. Enfermeira, a militar descreveu sua emoção por haver participado de tão nobre momento, além de enaltecer o orgulho por ter cumprido tão importante papel em uma data de tamanha significância para o país. “É difícil descrever neste momento a emoção que estou sentindo. São os mais puros sentimentos, o amor pela Pátria e a honra em servir o meu país. Tenho muito orgulho de pertencer à Força Aérea Brasileira e por ter sido a responsável por conduzir o Pavilhão Nacional neste dia. Estou realizando um sonho”, concluiu.

Durante a solenidade militar, o Comandante da EPCAR realizou a leitura da Ordem do Dia, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior e, ao término, a Bandeira Nacional retornou, solenemente, para o Salão Nobre da EPCAR, local onde permanece guardada.

DIA DA BANDEIRA

A Bandeira Nacional, de conformidade com o disposto na constituição federal, é símbolo da República Federativa do Brasil e foi adotada pelo decreto no 4, de 19 de novembro de 1889, dia no qual passou a ser comemorado o Dia da Bandeira.

A maior Bandeira Nacional fica na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), com 286 metros quadrados e 90kg.

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim

Se você quer ver sua reclamação, foto, denúncia ou elogio no Fato Real; se quer enviar uma pauta ou sugestão de reportagem, envie seu email para [email protected]

Fato Real