Fato Real
Gerais Você Repórter

Como escolher, higienizar e armazenar frutas, verduras e legumes

As frutas, os legumes e as verduras são alimentos que trazem saúde e disposição, sendo de extrema importância para o bom funcionamento do corpo. São fontes de nutrientes essenciais ao organismo, por isso devem ser consumidos diariamente. Eles fazem parte dos alimentos in natura e devem ser a base da alimentação.

 Antes de consumir esses alimentos, é preciso saber escolher, higienizar e armazenar para um bom aproveitamento do ponto de vista nutricional e de saúde. Para isso, o Saúde Brasil compartilha dicas valiosas, que podem ajudar nessas etapas. As orientações sobre como escolher os alimentos na hora de comprar e depois para armazenar foram tiradas do livro Na Cozinha com as Frutas, Legumes e Verduras, produzido pelo Ministério da Saúde.

Como escolher e armazenar?

Quando for às compras, dê preferência aos alimentos frescos. Privilegie a compra de legumes, verduras e frutas da estação, porque é nesse período que esses alimentos estão mais nutritivos e baratos.

Certifique-se ainda de que todos os itens estejam em boas condições. Observe a aparência, cor, presença de fungos, etc. Frutas, legumes e verduras não devem ser consumidos caso tenham partes estragadas, em decomposição, mofadas ou com coloração e textura alteradas.

– FRUTAS

Abacaxi: 

Escolher: selecione o abacaxi com aroma doce e estrutura sólida e firme, com uma coroa de folhas fortes e brilhantes. Uma coroa de folhas compacta e pequena em relação ao tamanho do fruto indica que ele está bem desenvolvido. Para escolher um abacaxi maduro, puxe as folhas para verificar se soltam facilmente.

Armazenar: quando maduro, consuma o quanto antes. Mantenha na geladeira descascado, fatiado ou em cubos, em recipiente fechado ou em filme de plástico transparente por 3 dias. Também pode ser congelado.

Banana:

Escolher: as manchas marrons indicam que estão macias e, quando estão inteiramente escuras, estão maduras demais para comer. Também podem ser cozidas para o preparo de bolos, tortas e doces ou assadas. Bananas maduras podem substituir o açúcar em preparações culinárias.

Armazenar: deixe amadurecer em temperatura ambiente. Não leve à geladeira ou ao congelador. Mantenha-as em lugar fresco.

Melancia:

Escolher: as melancias devem ser firmes, com cores uniformes e pesadas. Devem ressoar quando se bate levemente nelas. O lado em que a fruta ficou apoiada no chão deve ser amarelado, não branco ou verde.

Armazenar: embrulhe as fatias com um filme plástico transparente e leve à geladeira por 2 dias. Melancias inteiras podem ser armazenadas em local fresco por 2 semanas.

Laranja:

Escolher: escolha as frutas com casca brilhante, lisa e polida. A fruta deve parecer pesada para seu tamanho e ter aroma agradável. Evite laranjas secas, mofadas ou com marcas marrons.

Armazenar: conservar em local fresco e usar antes que a casca murche. Pode-se congelar pedaços e fatias descascadas.

Mamão:

Escolher: escolha uma fruta pesada, de casca lisa e sem nenhum furo ou rachadura.

Armazenar: guardar a fruta levemente verde em temperatura ambiente, até amolecer e ficar amarela. Se madura, armazene num saco de papel fechado na geladeira.

– LEGUMES E VERDURAS

Alface:

Escolher: antes de comprar, verifique o “talo”, que não podem estar murchos e nem muito moles. As folhas devem estar limpas, brilhantes e firmes, porém não muito grandes.

Armazenar: envolva o pé de alface em papel-toalha úmido e mantenha em um saco plástico na gaveta de legumes da geladeira por 5 dias. Guarde folhas soltas em uma vasilha coberta com papel-toalha úmido, vedada com filme transparente de plástico. O “pé” dura mais que as folhas soltas.

Tomate:

Escolher: prefira os tomates maduros que têm melhor sabor. Eles devem ser firmes, lisos, de cor uniforme e sem manchas ou rachaduras.

Armazenar: se maduro, o tomate deve ser conservado em geladeira por uma semana, e se verde, em temperatura ambiente até amadurecer.

Cenoura:

Escolher: se comprada com as folhas, verifique se elas têm boa aparência e cor viva. Se estiver sem as folhas, não deve apresentar mofo no corte. A cenoura deve ser bem firme e de cor alaranjado-vivo. Evite as que têm radículas (primeiras raízes da planta) finas e brancas.

Armazenar: pode ficar de duas a três semanas num saco plástico na gaveta de legumes da geladeira, mas perde o aroma e o sabor fresco com o passar dos dias. Retire as folhas antes de guardar.

Couve:

Escolher: selecione as que têm folhas compactas, pequenas e bem frescas, sem partes amarelas ou escuras, que não estejam murchas. Veja se os talos estão úmidos e com aparência de recém-cortados.

Armazenar: acondicionar em um saco plástico na gaveta da geladeira. E guarde longe das maçãs, porque elas emitem gás etileno. A distância entre elas vai evitar que a couve fique amarela. O gás etileno é responsável por agilizar a maturação das frutas, legumes e verduras.

Abobrinha:

Escolher: escolha abobrinhas novas e pequenas, de 15-20 cm de comprimento, porque elas contêm menos água. Dê preferência às bem firmes, de cor verde-brilhante ou amarelada (conforme o tipo), preferencialmente sem rachaduras ou picadas de insetos.

Armazenar: conservar em saco plástico transparente, na parte inferior da geladeira, por 5 a 7 dias.

Chuchu:

Escolher: são melhores os chuchus pequenos, firmes e pesados, sem cortes, depressões nem áreas moles ou manchadas.

Armazenar: colocar em sacos plásticos, bem vedados, na gaveta de legumes da geladeira, porque duram vários dias. Em boas condições, ficam bem na geladeira por 5 a 7 dias.

Como higienizar?

O cuidado com a higienização dos alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes, é importante para a eliminação de possíveis impurezas do local onde ele foi comprado, de micróbios e parasitas que também podem estar presentes nesses alimentos.

Se for necessário, retire as partes que não servem para consumo. Por exemplo: a alface está com alguma folha danificada, mas o restante está bom? O cacho de uvas possui algumas unidades ruins, mas o restante está bom? É essa a primeira etapa.

Agora leve suas frutas, verduras e legumes para lavar em água corrente. Se forem folhas, lavar cada uma separadamente. Em seguida, você pode colocar de molho em água clorada. As instruções de preparo são simples: use água sanitária (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%. Dilua 2 colheres de sopa para cada litro de água.

Se a sua água sanitária (sem alvejante e perfume) for com 2,5% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 2,5%, dilua 1 colher de sopa para cada litro de água. É sempre importante conferir as instruções do fabricante.

Sobre o Guia Alimentar do Ministério da Saúde

O Guia Alimentar para a População Brasileira é um instrumento para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo. Foi feito para todos os brasileiros e brasileiras! Ele reúne um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que contribuem para a promoção da saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade como um todo, hoje e no futuro. Acesse agora para consultar todas as orientações e garantir mais saúde e qualidade de vida.

Saúde Brasil
Ministério da Saúde

Se você quer ver sua reclamação, foto, denúncia ou elogio no Fato Real; se quer enviar uma pauta ou sugestão de reportagem, envie seu email para [email protected]

Fato Real