Fato Real
Você Repórter

Cemig abre inscrições para etapa final do Desafio da Energia

Com o objetivo de promover a cultura de eficiência energética e incentivar o uso de ferramentas inovadoras, a Cemig realiza, desde 2020, o treinamento “Desafio da Energia”, com participação de estudantes dos níveis Fundamental, Médio e Superior, além de voluntários da companhia. Trata-se de uma competição cuja metodologia busca o desenvolvimento de habilidades pessoais dos participantes na resolução de situações reais relacionadas ao uso eficiente da energia elétrica. Para marcar a etapa final do projeto, a Cemig vai oferecer o treinamento de forma aberta ao público em geral. A atividade – que será realizada a distância, com diversas turmas simultâneas – acontece entre os dias 9 e 13 de agosto. As inscrições estão abertas até o dia 5 de agosto, e podem ser realizadas aqui.

A iniciativa é promovida pelo Programa de Eficiência Energética da Cemig e pelo Programa de Voluntariado Você, que reúne empregados da companhia em prol da solidariedade. A execução é feita pela Junior Achievement Minas Gerais (JAMG), organização social, contratada pela Cemig, que desenvolve estudantes para o mercado de trabalho por meio de programas de empreendedorismo.

De acordo com o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, o Desafio da Energia faz parte de uma série de experiências educativas e de valor social integradas ao Programa de Eficiência Energética da companhia. “Estamos atuando em diversos setores da sociedade com a execução de projetos de eficiência energética e a proposta é envolver toda a comunidade nessa busca por soluções”, explica. Ainda segundo o gerente, a proposta também é fruto de uma nova política da Cemig que busca o fortalecimento do voluntariado empresarial.

Treinamentos com foco em eficiência energética

Formulado em observância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Desafio da Energia leva aos participantes uma situação-problema real e ferramentas de Design Thinking, imersão, ideação e prototipação para inspirar soluções. Os alunos trabalham em equipes e cada uma recebe um problema como desafio.

Essas equipes precisam desenvolver soluções criativas e inovadoras para a resolução dos problemas propostos. “Nesta edição final, o assunto abordado será ‘Crise Hídrica’, tema importante e que vem sendo muito discutido pela mídia atualmente”, comenta Ronaldo Lucas Queiroz.

Ao longo da atividade, os participantes contam com o apoio de membros da JAMG na condução do evento e apresentação das ferramentas, além de voluntários da Cemig auxiliando como mentores durante todas as etapas do processo. Ao final do desafio, as equipes são avaliadas por um júri que premia a proposta mais criativa e inovadora.

Programa de Eficiência Energética e educação 

O Governo de Minas e a Cemig realizam o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável por aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovam o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.

Se você quer ver sua reclamação, foto, denúncia ou elogio no Fato Real; se quer enviar uma pauta ou sugestão de reportagem, envie seu email para [email protected]

Fato Real