Fato Real
Destaque Regional

Unidades de Saúde de Congonhas participam da campanha do Outubro Rosa

Este mês todas as Equipes Saúde da Família (EFS’s) de Congonhas estão mobilizadas para o Outubro Rosa. Entre as ações estão a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero para mulheres entre 25 e 64 anos de idade e a solicitação de mamografia para as mulheres entre 50 a 59 anos que ainda não os fizeram este ano.

Serão organizados eventos em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) durante todo o mês. Compareça à Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do seu bairro para se informar sobre estas atividades e receber várias informações sobre a sua saúde. Para se cuidar tem que ter peito!

No dia 25, em parceria com o NASF, promoverá uma caminhada pelo bairro às 8h. A UAPS Centro I organiza a caminhada que está marcada para o dia 23, da Praia até o Parque Ecológico da Cachoeira, onde haverá palestras e um café. Outra caminhada está sendo preparada pela UAPS Ideal/Jardim Vila Andreza.

O mês de outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 1990. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. É por esse motivo que durante esse mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas iluminam suas fachadas com objetivo promover indicar a adesão ao movimento.

 

 

Fato Real