Fato Real
Regional

Solenidade em São Brás do Suaçuí marca a chegada do 4G da TIM em 100% das cidades mineiras

Solenidade em São Brás do Suassuí/Foto/Divulgação/Thiago Alves
Solenidade em São Brás do Suaçuí/Foto/Divulgação/Thiago Alves

A cidade de São Brás do Suaçuí foi escolhida pela TIM para a solenidade que marca a conclusão do compromisso assumido com o estado de Minas Gerais de ativar a cobertura 4G em todos os seus municípios. A operadora se antecipou à meta, prevista para 2023 , e é a única operadora a ter 100% de sinal da tecnologia de quarta geração no estado.

A cerimônia, que contou com a participação de executivos da operadora, do prefeito Geraldino Pacheco de Oliveira Filho e de representantes do Governo de Minas, ocorreu nesta quarta-feira 29/06  na Casa de Cultura.

Estado responsável por 9,3% das riquezas produzidas em todo o país em 2021, o que representa R$ 805,5 bilhões, Minas Gerais foi um desafio para a TIM pela sua extensão  e seu relevo.

Para estar presente em todos os municípios, a operadora utilizou de diversas soluções, como a implantação de 163 biosites. O equipamento permite, de forma sustentável, reforçar e expandir a cobertura de voz e dados, sem impactar o meio ambiente urbano. As antenas podem, ainda, ser utilizadas como mobiliário urbano, por exemplo, para instalação de iluminação pública e câmeras de segurança.

Outra ação que integra as diretrizes ESG da TIM em Minas Gerais e que contribuiu para alcançar 100% de cobertura 4G nos municípios foi o SkyCoverage. O projeto usa sites off-grid, ou seja, desligados da rede elétrica, para levar a conectividade para locais sem cobertura e de difícil acesso para instalação de antenas, com menos custos de implantação e em regiões que não contam com o fornecimento de energia elétrica. Em Minas, já foram instaladas antenas em 16 municípios, como São João Del Rey,  Barbacena, Serranos e Marilac. A tecnologia consiste no uso de painéis solares para alimentar torres e antenas e cada site tem sua própria geração de energia solar.

 

Fato Real