Fato Real
Regional

Por telefone, bombeiro salva recém-nascido engasgado em São João del-Rei

Um sargento do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei realizou o salvamento de um bebê engasgado na noite desta quinta-feira (04/11). De acordo com os solicitantes, minutos após ser amamentado, o menino de apenas quatro dias de vida apresentou sinais de que não estava respirando, chegando a ficar com o rosto arroxeado. De imediato, familiares ligaram para para a corporação através do telefone 193 para buscar orientação sobre como proceder.

O sargento Denisson, militar que realizou o salvamento por telefone, explicou como foi sua ação: “Assim que a solicitante começou a explicar a situação, pude perceber que se tratava de uma obstrução respiratória. Nestes casos, é primordial que o procedimento de desobstrução seja feito imediatamente. Enquanto nossa unidade de resgate se deslocava para o local, orientei aos pais sobre a manobra a ser adotada. Com poucos segundos, ouvi o choro do bebê, o que sinalizava que ele conseguia respirar novamente”. 

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, enquanto o resgate se direcionava para o endereço da família, os pais resolveram se deslocar para atendimento médico em um veículo particular. A viatura dos Bombeiros interceptou o carro no meio do caminho e levou a criança para a Santa Casa. Neste momento, o bebê já conseguia respirar novamente e encontrava-se estabilizado.

Com mais de 28 anos de serviço pelo Corpo de Bombeiros, Denisson afirma que este tipo de ocorrência é algo marcante para sua carreira: “É de fundamental importância que, aos primeiros sinais de que o bebê está engasgando, os pais entrem em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros. Somos treinados para atuar neste tipo de situação. Como pai que sou, consigo imaginar o desespero desta família e é muito bom saber que pude ajudar a salvar esta criança”, concluiu o sargento.

Fonte: CBMMG

Fato Real