Fato Real
Regional

Peça sacra furtada em 1994 será devolvida à comunidade de Ouro Branco

Peça sacra será devolvida para a comunidade/Foto/Divulgação
Peça sacra será devolvida para a comunidade/Foto/Divulgação

No próximo domingo, 13 de junho, dia dedicado a Santo Antônio, será  histórico para a comunidade de Itatiaia, distrito de Ouro Branco, quando será devolvido o crucifixo que foi furtado  em 1994.

A data escolhida, dia do padroeiro do vilarejo, será marcada com a chegada da peça, que será entronizada novamente ao templo com a Celebração Eucarística a partir das 16 horas.

O crucifixo foi  recuperado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e entregue à Arquidiocese de Mariana em 2015, pois nesta época a Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia estava passando por intervenções  de restauro.

De acordo com o presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, Wilton Fernandes, a chegada da peça recuperada renova a esperança da comunidade. “Todos aguardam ansiosamente a chegada de mais essa peça recuperada pelos órgãos de defesa e segurança de patrimônio.  Diante disso, temos a certeza que encontraremos as outras 18 peças do nosso acervo que ainda se encontram desaparecido”, afirma.

História do Crucifixo

Datado do último quarto do século XVIII, o crucifixo com a imagem do Senhor do Bonfim, de madeira, mede 102 cm de altura, 46,7 cm de largura e 15,5 cm de profundidade e é oriunda da Igreja de Santo Antônio de Itatiaia. A imagem sacra integra o acervo da igreja, mas foi furtada dia 17 de novembro de 1994.

Campanha

No dia 13/06 também a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis fará o relançamento da campanha de mobilização para a recuperar o restante do acervo sacro desaparecido. A campanha iniciou-se em 2018 e tem o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Ministério Público de Minas Gerais, além da colaboração de pessoas de todo o Brasil no reconhecimento e informações das peças.

Serviço:

Assunto: Entrega do Crucifixo para comunidade de Itatiaia e relançamento da campanha de mobilização para devolução das demais peças que ainda se encontram desaparecidas.
Data: Dia 13 de Junho (domingo) a partir das 16h.
Local: Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia.

Transmissão online pelo Facebook da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia e o youtube da Associação Os Bem Te Vis.

Fato Real