Fato Real
Regional

Manuscrito de Guimarães Rosa é doado para museu de Barbacena

O coronel Terence Pablino Floriano Guimarães, da 13° Região de Polícia Militar de Barbacena recebeu uma carta manuscrita do capitão Guimarães Rosa na manhã desta quarta-feira (11/05). O documento é datado de 26 de junho de 1934 e será doado ao museu “João Guimarães Rosa”, localizado no bairro Santa Cecíla em Barbacena.

Manuscrito ficará exposto no museu
Manuscrito ficará exposto no museu

Guimarães Rosa atuava como médico do 9° BPM no período em que a carta foi escrita. No documento, João Guimarães Rosa solicitava ao médico e empresário Oswaldo Tamm Fortini uma ajuda sobre seus serviços relativos ao exercício da medicina no batalhão e que também explicasse ao comandante, coronel Octávio Baptista Diniz, a necessidade de sua permanência fora enquanto prestava as fases seguintes da prova escrita do concurso que estaria prestando à Escola de Diplomacia do Itamaraty. Após sua aprovação, Guimarães Rosa seguiu sua carreira diplomática e de escritor e poeta conhecido na literatura brasileira.

Encontro aconteceu nesta quarta-feira (11)
Encontro aconteceu nesta quarta-feira (11)

Maria de Loreto Fortini, viúva de Oswaldo Tamm Fortini, recebeu o coronel Terence. Na oportunidade, a carta foi apresentada à víuva. Participaram do encontro o vereador Zezinho Andrada, o Comandante do 9º BPM, o tenente-coronel Ademir Siqueira de Faria e o subcomandante, Major Flávio Tafuri Mattoso.

Fonte e fotos: Barbacena Online

Fato Real