Fato Real
Regional

Incêndio na Serra do São José já queimou mais de 800 hectares

O incêndio que atinge a Serra do São José na cidade de Prados, perto de São João del-Rei, desde domingo (05/09) já queimou mais de 800 hectares de terra. Esta é a estimativa feita pelo Corpo de Bombeiros.

Serra fica em Prados, cerca de 28 km de distância de São João del-Rei
Serra fica em Prados, cerca de 28 km de distância de São João del-Rei

Os trabalhos de combate às chamas foram retomados ainda na madrugada e devem se estender por todo o dia. Nos últimos dias, a ocorrência tem mobilizado boa parte dos esforços do Corpo de Bombeiros e movimentado brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Helicóptero foi usado na ação
Helicóptero foi usado na ação


Cerca de 25 Bombeiros, 33 Brigadistas, além de quatro aviões e um helicóptero estiveram empenhados no combate às chamas desde as primeiras horas da manhã até o anoitecer na quarta-feira (08). Veja ação do helicóptero:

De acordo com o tenente Guimarães, comandante do Segundo Pelotão de Bombeiros de São João del-Rei, a situação no combate melhorou nas últimas horas, isto devido ao esforço dos combatentes e ao clima que favoreceu o trabalho: “Com a queda na temperatura durante a madrugada, os focos diminuíram. Por isso, é fundamental que as ações tenham sido retomadas o quanto antes, evitando as altas temperaturas do meio da manhã e início da tarde, quando as chamas ganham intensidade”. 

Mais de 800 hectares da Serra já queimaram
Mais de 800 hectares da Serra já queimaram

No momento, cerca de 20 militares do Corpo de Bombeiros e 30 Brigadistas do IEF estão distribuídos nos locais que apresentam risco. O tenente destaca que a extinção do incêndio deve estar próxima: “Há a expectativa de conseguirmos eliminar todos os focos no dia de hoje. Porém, mesmo após a extinção das chamas, equipes serão mantidas no local para evitar o risco de reignição”.

Fonte e imagens: CBMMG

Fato Real