Fato Real
Política Regional

Glaycon Franco comemora abertura do roteiro turístico Caminhos de São Tiago

A inauguração do projeto turístico Caminhos de São Tiago, realizado em Ouro Branco, nesta quarta-feira 21/07 contou com a participação de apoiadores, lideranças comunitárias e políticas da região, dentre elas, um dos maiores entusiastas do projeto, o deputado estadual Glaycon Franco. A segunda parte da sessão solene aconteceu em Conselheiro Lafaiete, que também faz parte do roteiro turístico. O evento em ambos os municípios obedeceu aos protocolos sanitários necessários para o momento que enfrentamos de pandemia da Covid-19.

Hélio Campos e Glaycon Franco com o passaporte e roteiro do Caminhos de São Tiago
Hélio Campos e Glaycon Franco com o passaporte e roteiro do Caminhos de São Tiago

O “Caminhos de São Tiago” foi idealizado pelo médico Dr. Elias de Lima e é gerido pelas IGR’s Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas com o apoio do Circuito do Ouro.  A inauguração do projeto é um sonho antigo de muitas lideranças da região e é fruto do trabalho conjunto dos prefeitos das 11 cidades e do deputado estadual Glaycon Franco, um dos principais entusiastas do projeto.

Glaycon Franco e dr. Elias
Glaycon Franco e dr. Elias

Na inauguração, Glaycon Franco fez questão de dividir com todos os presentes o histórico de idealização, elaboração e conclusão do Caminhos de São Tiago. Em seu discurso, apresentou documentos que hoje fazem parte do acervo histórico do Caminhos de São Tiago. Entre eles, registros das primeiras reuniões com o médico lafaietense Elias de Lima, idealizador do projeto turístico.

Além de falar de toda a trajetória que possibilitou a concretização do Caminhos de São Tiago, Glaycon Franco fez questão de agradecer todos aqueles que se tornasse realidade. “Quero agradecer ao médico Elias de Lima, que nos procurou ainda quando éramos vereador em Lafaiete. Na época nós chegamos a procurar autoridades estaduais para apresentar o projeto do doutor Elias, mas não obtivemos sucesso. Eu até brinquei com ele. Eu disse: Não se preocupe. Quando eu for deputado, vamos lutar pelo Caminhos de São Tiago. E quis o destino que assim fosse. Hoje como deputado e anos após iniciarmos nossos esforços podemos enfim celebrar esta importante conquista para os municípios das regiões onde eu atuo como deputado. É sim, uma enorme vitória. O Caminhos de São Tiago ajudará na geração de emprego e renda. Teremos um resgate de toda a nossa história. Da nossa rica e valorosa cultura. Toda vez que um viajante percorrer este que é o maior roteiro turístico entre circuitos de Minas Gerais existirá uma integração entre nosso presente e o nosso passado. E cada um de nós poderá sentir uma interação com o nosso interior. Tudo aquilo que soma e que nos torna o que somos hoje. Será uma interiorização do nosso modo de ser com pessoas de vários lugares de Minas, do Brasil e do mundo”.

O deputado fez vários agradecimentos, entre eles, ao dr. Elias de Lima, aos prefeitos e ex-prefeitos que abraçaram a causa. Ao secretário de Turismo Gustavo Arrais. Agradeceu também aos gestores dos circuitos.

Hélio Campos, Angelo Osvaldo e o deputado estadual Glaycon Franco
Hélio Campos, Angelo Osvaldo e o deputado estadual Glaycon Franco

Vários prefeitos participaram do evento, incluindo o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo e o de São Tiago, Alexandre Nonato, gestores dos municípios que iniciam e encerram o caminho.

Até o dia 25/07, domingo, as inaugurações acontecerão nos municípios pertencentes ao projeto com a participação de peregrinos de diversas modalidades.

A história do Caminhos de São Tiago

A inspiração para a criação do Caminhos de São Tiago é o místico roteiro de Santiago de Compostela, que atrai anualmente caminhantes de todo mundo no leste europeu para uma caminhada que pode durar em torno de 30 dias. O trajeto mais famoso feito pelos peregrinos têm como ponto inicial no sul da França, na cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port e chegada na Espanha, na cidade de Santiago de Compostela. O caminho tem mais de 700 km. e é um grande atrativo para viajantes de todo o planeta.

A proposta, que foi idealizada no ano de 2007 pelo dr. Elias de Lima, é de incentivar que o mesmo seja feito aqui no Brasil, replicando o que é feito na Europa, movimentando a economia, atraindo turistas de todo o mundo para conhecer e se encantar com a região por meio do projeto que liga todas essas 11 cidades, além de outras que podem ser acrescidas futuramente enriquecendo o projeto. Diversas delas narram com propriedade a história do Estado brasileiro sob a perspectiva de Minas Gerais. Além de serem um paraíso de grandes belezas naturais, contam também com um grande acervo patrimonial arquitetônico, como igrejas e centros históricos preservados.

Além disso, o projeto pretende movimentar a região, incentivando a cultura e o lazer por meio do turismo. No mais, ele também irá fomentar a economia local e desenvolvimento regional, já que fará com que as 11 cidades envolvidas tenham mais um ponto de integração entre si, um dos principais objetivos do mandato de Glaycon.

O Caminho

Trajeto das 11 cidades presentes no projeto Caminhos de São Tiago
Trajeto das 11 cidades presentes no projeto Caminhos de São Tiago

Ao todo, o percurso do Caminhos de São Tiago tem extensão de 274 quilômetros. O trajeto já está todo sinalizado com 360 totens e 90 placas. Ele pode ser percorrido a pé, a cavalo, de bicicleta, de motocicleta e de carro com tração 4×4. O caminho tem início na primeira capital mineira, Ouro Preto, e segue em direção à cidade de Ouro Branco, passando por Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Rezende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e, por fim, chega à terra do café com biscoito, São Tiago.

Fato Real