Fato Real
Política

Vereador propõe ensino de artes marciais nas dependências de escolas de Lafaiete

Em sessão antecipada, realizada na noite da quarta-feira (19/02), para suprir a reunião que deveria ocorrer amanhã, esticando a folga do Carnaval, a Câmara de Vereadores de Conselheiro Lafaiete apreciou proposta de autoria do vereador Oswaldo Barbosa (PP) sobre o ensino das artes marciais em  escolas municipais lafaietenses.  A proposta é que as escolas abram as portas em horários alternativos, não só para os alunos, mas para toda comunidade.

Ao defender o projeto, o parlamentar disse ter conversado previamente com professores da área, que demonstraram grande entusiasmo ao abraçar a iniciativa: “Podem ter certeza de que um projeto como este é capaz de mudar uma cidade. Não existe esporte que discipline mais uma criança do que as lutas. Mudando a realidade dessas crianças, poderemos modificar a realidade da sociedade. O que precisamos é simplesmente que as escolas abram as portas, tanto para os alunos, como para a comunidade”, argumentou o professor Oswaldo.

Mas, a proposta pode esbarrar em entraves burocráticos. Conforme argumentaram os vereadores Pedrinho e Chico Paulo (ambos do PT), um projeto como este gera despesas para o município e, por esta razão, deveria ser apresentado pelo prefeito e não pelo vereador. Os parlamentares petistas aconselharam o colega a negociar diretamente com Mário Marcus a implantação das artes marciais nas escolas. Em resposta, o autor argumentou que já conversou com o prefeito, de quem obteve total receptividade à ideia. Oswaldo Barbosa rebateu o entendimento de que o projeto exija novos investimentos argumentando que a prática das artes marciais demanda, simplesmente, espaço físico e tatame.

Mesmo recebendo dois votos contrários e após longa discussão sobre sua constitucionalidade, o projeto foi aprovado.

Despedida

Oswaldo Barbosa e Geraldo Lafayette

Esta foi a última proposta feita antes da despedida do professor, que retorna à suplência da atual Legislatura. A titularidade do mandato será reassumida pelo companheiro de partido do professor Oswaldo Barbosa e atual secretário municipal de Cultura, Geraldo Lafayette.

Geraldo reassume sua cadeira no Legislativo na próxima sessão da Câmara, que ocorrerá na terça-feira, 03 de março.

Leia também:  Professor Oswaldo se despede da Câmara de Vereadores de Lafaiete

Fato Real