Fato Real
Política

Professor Oswaldo volta à Câmara credenciado por projetos ligados à educação e dignidade humana

Na sequência de entrevistas com os vereadores reeleitos em 15 de novembro para o Legislativo lafaietense, nesta terça-feira , 1º de dezembro o Fato Real publica reportagem com Oswaldo Barbosa.

De suplente a titular

Professor Oswaldo assumiu vaga na Câmara após ida de Geraldo Lafayette para a Secretaria de Cultura/ Arquivo
Professor Oswaldo assumiu vaga na Câmara após ida de Geraldo Lafayette para a Secretaria de Cultura/ Arquivo

Eleito para uma das vagas de suplente em 2016, o professor Oswaldo Barbosa (PV) teve a oportunidade de atuar por 34 meses como vereador na atual legislatura, período em que o detentor do mandato, Geraldo Lafayette (PP) ficou à frente da Secretaria Municipal de Cultura. Novamente candidato em 2020, Professor Oswaldo repetiu o bom desempenho nas urnas e conquistou o segundo mandato, agora como titular e ampliando sua votação de 688 em 2016 para 970 este ano.  Ele conta que chegou à vitória fazendo uma campanha limpa modesta, baseada principalmente nas redes sociais, em poucas visitas a correligionários e no tradicional corpo a corpo, observadas, naturalmente, todas as regras sanitárias e de distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

Vereador ampliou votação em relação à eleição de 2016
Vereador ampliou votação em relação à eleição de 2016

Para Oswaldo Barbosa, o fato de ter atuado como suplente  “de um vereador do quilate do Geraldo Lafayette” aumenta sua responsabilidade ao assumir o novo mandato a partir de janeiro próximo: “Mas o que difere minha condição de estar eleito agora é somente o tempo; tive menos tempo na legislatura que se encerra agora em dezembro. Mesmo assim, pude apresentar nove projetos de leis, todos aprovados pela Câmara e sancionados pelo Executivo, sendo que quatro deles foram voltados para o ambiente escolar e três focaram o respeito à dignidade da pessoa humana. As pessoas que acompanharam nossa atuação, com certeza, entenderam nosso propósito, pois recebi um retorno altamente positivo das ruas”.

Harmonia

Entre os marcos de sua atuação como vereador em exercício, Professor Oswaldo lembrou o incentivo ao debate de temas até então nunca discutidos no Legislativo, como combate à pedofilia, erradicação do trabalho infantil, inclusão escolar e mobilidade urbana dos deficientes visuais.

Vereador destaca autoria de projetos em prol da inclusão
Vereador destaca autoria de projetos em prol da inclusão

Para o futuro, o vereador aposta em um relacionamento harmônico com o Poder Executivo, bem como entre os veteranos e novatos que passarão a compor o novo Legislativo lafaietense: “A renovação é necessária e temos visto que a eleição de novos vereadores tem sido constante. De antemão, adianto meu total apoio aos recém-chegados e estarei com eles na defesa de tudo que for favorável à nossa cidade.

Quanto ao relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo, penso que será um ambiente harmonioso como o da atual legislatura, fundamentado no respeito e no diálogo. Na eleição passada fomos apoiadores do prefeito Mário Marcus, que sempre se mostrou solícito e aberto ao diálogo. Particularmente, não acredito que possa haver qualquer distanciamento e creio que o convívio entre os poderes continuará harmônico”, analisou o vereador reeleito.

Fato Real