Fato Real
Destaque Política

Pesquisa aponta quase 70% dos eleitores a serem conquistados pelos candidatos

A eleição em Lafaiete ainda está indefinida para cargos como Deputado estadual, federal e outros. É o que mostra os índices apresentados na pesquisa encomendada pelo PROVE e divulgada na noite desta quinta-feira, 27/09.

WhatsApp Image 2018-09-28 at 13.42.29
Candidatos e representantes receberam o resultado entregue pela diretoria do Prove

O Projeto Movimento Voto Ético, que defende o voto em candidatos lafaietenses ou que tenham suas bases eleitorais na cidade, realizou pesquisa de intenção de voto destinada a avaliar o potencial eletivo dos concorrentes locais a cadeiras na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Um dado preocupante revelado pela sondagem é o alto nível (69,8%) de indecisos e de pessoas dispostas a anular o voto ou votar em branco, demonstrado pelo eleitorado lafaietense. 52,0% se declararam indecisos e 17,8% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto. 

O levantamento foi realizado de forma quantitativa, no período de 15 a 17 de setembro de 2018, com uso de perguntas fechadas, com 400 entrevistas pessoais e utilização de questionário estruturado desenvolvido em conjunto pela MDA Pesquisa e cliente. O intervalo de confiança de 95% tem margem de erro associada de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos. Está registrada sob o número MG 08614/2018.  A pesquisa consultou a intenção de votos dos eleitores lafaietenses para presidente, governador, senadores, deputado estadual e federal. 400 pessoas foram entrevistas, segundo o instituto. 

Deputado Estadual

Segundo resultado pesquisa, quando questionados sobre a intenção de votos para deputado estadual, 52,0% se declararam indecisos e 17,8% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto. 

pesquisa

Deputado federal

Na disputa para a Câmara dos Deputados, o percentual de indecisos é de  65,3%. 

campanha federal

federal 2

Nas próximas matérias o Fato Real divulgará o resultado da pesquisa para os cargos de Senador, Governador e Presidente da República.

 Prove

A diretoria do Prove adiantou qual será a estratégia do movimento a partir dos dados revelados pela pesquisa: “Agora iremos a campo fazer panfletagem para expandir a visibilidade do Prove e de seus objetivos. Não nos posicionamos a favor de nenhum candidato especificamente, mas alertamos as pessoas para que estejam atentas aos dados da pesquisa e vejam quais tem chances concretas de representar Lafaiete e região na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal”, ressaltou Rafaela Ferreira Costa.

Cartilha

Rafaela acrescentou que o trabalho do Prove não se encerra com o término das eleições: “O trabalho do Prove continuará depois das eleições. Elaboramos uma cartilha que esperamos ver trabalhada nas escolas a fim de aumentar a conscientização dos atuais e futuros eleitores sobre o poder do seu voto como ferramenta de fortalecimento político da região. Nossa ideia é que os conceitos difundidos na cartilha sejam aplicados desde o ensino infantil, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes sobre a importância de termos representantes eleitos pelo voto nos diversos níveis de poder para que a região possa ter cada vez mais conquistas”, declarou a integrante do Prove.

 

Fato Real