Fato Real
Política

Para votar, eleitores precisam levar documento com foto

Muita gente tem questionado a equipe de jornalismo do Fato Real sobre quais documentos é preciso levar para votar nas Marluceeleições de 7 de outubro. 

Os questionamentos ocorrem principalmente por conta do processo de biometria, que está ainda em fase de implantação.

Quem esclarece toda a situação é a chefe do Cartório Eleitoral da 87ª Zona, Marluce Rodrigues Pereira da Fonseca (foto): “O cadastro biométrico foi implantado pelo Tribunal Superior Eleitoral para facilitar a inserção dos dados dos eleitores no sistema digitalizado. São inseridos a fotografia, assinatura digitalizada e as impressões digitais de todos os dedos. O objetivo é garantir mais segurança ao voto. Futuramente, só será possível votar por meio do cadastramento biométrico.”

Contudo, para as eleições gerais de outubro deste ano, a biometria só é obrigatória em quatro cidades mineiras: Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia.

Resultado de imagem para eleições documento com foto identidade motoristaPortanto, para as demais cidades de Minas, só será exigido no momento da votação que a pessoa leve um documento oficial de identificação com foto.

São aceitos: Carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação.

Não são aceitos: certidão de nascimento ou de casamento.

Caso ainda tem dúvidas, o atendimento ao público no cartório eleitoral, localizado à rua Brasil, 53, em Lafaiete, é feito de segunda a sexta-feira no período das 12 às 18 horas. No próximo fim de semana, o cartório vai funcionar, também no período do meio-dia às seis da tarde. O telefone é o (31) 3763-1379.

 

Fato Real