Fato Real
Política

Fernando Bandeira propõe reflexão sobre o ofício do vereador

Bandeira irá para o 3º mandato
Bandeira irá para o 3º mandato

A situação atípica em que foram disputadas as eleições municipais de 2020 serviram de aprendizado para o vereador Fernando Bandeira. Reeleito pelo DEM com 1.180 votos, o parlamentar conta, em série especial de entrevistas  do Fato Real,   que precisou abrir mão do contato pessoal e interagir mais com a população por meio das redes sociais, que exerceram papel preponderante neste pleito.

Entre o real e o imaginário

Caminhando para o terceiro mandato consecutivo, Bandeira se congratulou com os vereadores eleitos pela primeira vez e fez uma reflexão, partindo da própria experiência, diretamente voltada para os futuros parlamentares: “A vivência no Legislativo me trouxe a compreensão acerca do que podemos realmente fazer e daquilo que, infelizmente, não está em nossas mãos. Chegamos à Câmara Municipal cheios de sonhos, ideias e projetos. Mas, no decorrer do trabalho, descobrimos que nem tudo que desejamos podemos concretizar. É neste momento que começamos a mudar os planos e sonhar com aquilo que realmente é possível, nos preocupar com questões nas quais podemos efetivamente atuar e buscar alternativas para ajudar a população dentro de nosso limitado leque de possibilidades”.

Bandeira manifestou a esperança de que os novos colegas, ao se deparar com a realidade da Câmara de Vereadores, não se sintam frustrados nem desistam desta que é definida por ele como uma árdua função; ao contrário, se encham de energia, esperança e motivação para encarar com determinação a batalha que os aguarda.

Votações importantes

O vereador reeleito antecipou que 2021 será marcado pela apreciação de matérias importantes, como o prontuário eletrônico da saúde, o futuro do transporte coletivo, a regularização fundiária e o georreferenciamento da cidade, ainda em elaboração no âmbito do Poder Executivo.

Mas a atual Legislatura ainda não terminou e existem temas importantes a ser votados, conforme ressalta o vereador. Ele destacou matérias diretamente relacionadas à ações e recursos governamentais. A Câmara terá de apreciar leis orçamentárias que ditarão as regras de aplicação do dinheiro público nos próximos quatro anos.

Fora da presidência

Fernando Bandeira e João Paulo - Ex e atual presidente da Câmara
Fernando Bandeira e João Paulo – Ex e atual presidente da Câmara

Na entrevista ao Fato Real/Rádio Carijós, o vereador descartou a pretensão de disputar a presidência da Câmara no primeiro ano do futuro mandato. A desistência antecipada reforça  a tendência que o atual presidente, João Paulo Resende (DEM),  seja reconduzido ao comando da casa. Porém, apesar de ambos serem colegas de legenda, Bandeira (que já presidiu a Casa Legislativa)  negou que tenha sido costurado um acordo prévio neste sentido. Também pode haver a sinalização de que um estreante na Casa Legislativa coloque seu nome para disputar o cargo

Fernando Bandeira, que já atuou como líder do prefeito Mário Marcus, também disse acreditar que o Legislativo renovado a partir de 2021 manterá o relacionamento cordial com o Executivo, mesmo sendo papel do primeiro fiscalizar as ações do segundo: “Penso que a relação será amistosa e de cooperação. Teremos representantes dos dois poderes convergindo e unindo esforços em prol do Município. A presidência da Câmara em 2021 não faz parte de minhas pretensões. Contudo, não existe acordo para se estabelecer o nome do presidente que comandará a Casa Legislativa no ano que vem”, assegurou.

Agradecimento

Muito Obrigado ao povo de Conselheiro Lafaiete! Nas últimas eleições coloquei meu nome novamente à disposição como candidato a vereador da nossa querida cidade. Obtive uma votação expressiva de 1.180 votos e, por isso, venho agradecer publicamente, primeiro a Deus que sempre me deu forças para lutar em prol dos interesses dos cidadãos lafaietenses e, em segundo, a todos aqueles que acreditaram e depositaram confiança em tudo que realizei durante esses últimos anos, o que possibilitou a minha recondução ao cargo. Obrigado pela oportunidade de continuar o trabalho por mais uma legislatura! Quero continuar baseando minhas ações na ética, no comprometimento e na honestidade. Cada munícipe poderá cobrar de mim a mais efetiva atuação nas tarefas de legislar em favor da população e fiscalizar a atuação do Executivo e Legislativo Municipal. Continuarei à disposição de todos, como tenho feito nesses últimos anos, para escutar os reclames a mim encaminhados, buscando dar a eles a devida atenção e, se possível, solução. Essa conquista é de todos que, como eu, creem na construção de um amanhã mais digno. Que Deus nos proteja!
Fernando Bandeira

Fato Real