Começou nesta terça-feira (30/11) a Operação Natalina. Esta é uma ação de patrulhamento da Polícia Militar em todo o estado de Minas Gerais e visa garantir a segurança da população. Ela foi desencadeada devido ao aumento de circulação de pessoas típico do fim de ano.

Em Conselheiro Lafaiete, no 31° Batalhão, o início da operação se deu em uma solenidade que contou com representantes da Polícia Militar e do poder público municipal. Em discurso, a tenente Fernanda Rezende Pereira comentou sobre a missão dos militares para com a população: “Somos uma instituição nascida para o cumprimento do dever legal, constitucional e moral de sempre olhar para as necessidades de seus cidadãos e então nos debruçarmos de todas as formas possíveis para que a demanda seja solucionada e o resultado apto de levar a cada rincão, a sensação de proteção e cuidados de nossa parte para com todos” comentou a tenente.

Na cerimônia, o comandante do 31° Batalhão, o tenente-coronel Jardel Eduardo ressaltou que a operação é tradicional no estado: “Essa operação vem sendo realizada há muito tempo pela Polícia Militar. Ela já tradicionalmente ocorre há vários anos e talvez o grande mérito dessa continuidade sejam os resultados que ela apresenta. Neste ano, certamente, o nosso desafio é diminuir os crimes violentos, que já diminuímos em relação ao ano passado, isto se falando de uma região que tem em valores absolutos e valores proporcionais a menor taxa de crimes violentos do estado, tenham em mente que isso é um desafio muito grande” disse o comandante.

Em 2020, 444 pessoas foram presas ou apreendidas durante o mês de dezembro na região do 31° BPM. Este é aumento de 12% em relação ao mesmo mês em 2019. A operação se estende até o dia 31 de dezembro.
Os mascotes da Polícia Militar, o PM Amigo Legal e do Corpo de Bombeiros, o Foguinho, estiveram presentes na praça da Rodoviária onde auxiliaram na distribuição de Dicas PM de autoproteção para as pessoas que transitavam no local, que, também receberam balas e pipocas do “Papai Noel” que acompanhou os militares durante todo o evento.