Fato Real
Lafaiete

Vacinação antirrábica começa na segunda-feira na zona rural de Lafaiete

A vacinação antirrábica animal começa na próxima segunda-feira (02/05).Na primeira etapa, a vacinação ocorrerá apenas na zona rural. Confira o calendário:

A vacina será aplicada pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e em hipótese alguma será deixada com o proprietário do animal para aplicação posterior.

A vacinação contra raiva é gratuita. Os proprietários de cães e gatos têm por obrigação, conforme legislação, manter a vacinação dos seus animais em dia. A vacina deve ser aplicada anualmente para manter a sanidade dos animais. Os cães e gatos que tiverem 4 meses ou mais de idade deverão ser vacinados.

Há mais de 10 anos não havia nenhum caso de raiva humana em Minas Gerais e recentemente houve a confirmação de um caso na cidade de Mucuri, em um garoto de apenas 12 anos, além de um gato diagnosticado em Belo Horizonte.

A raiva é uma doença de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato). Existem medidas eficientes de prevenção, sendo principal para os animais a vacinação que já é realizada há vários anos e vale ressaltar que não temos registro de casos da doença em Conselheiro Lafaiete.

A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Área urbana

Na área urbana, a campanha acontecerá no dia 02 de julho nos Postos de Saúde, escolas municipais, no Centro de Controle de Zoonoses CCZ, situado na rua Pedro Camargos, 240 no bairro São Sebastião. Quem tem disponibilidade para levar até a Zoonoses ou até o Centro de Castração durante os dias em que a campanha está acontecendo, haverá doses disponíveis para serem realizadas em ambos os locais, de segunda a sexta, de 7:00 às 16:00.

Aqueles que realizaram dose de reforço no início do ano de 2022, em campanha extraordinária na região da Barreira, deverá realizar dose de reforço no dia 02/07/2022.

 

Fato Real