Fato Real
Destaque Lafaiete

Sicredi inaugura agência de crédito cooperativo em Lafaiete

 

Agência está localizada à avenida Telésforo Cândido de Rezende

Conselheiro Lafaiete passa a contar com uma opção inovadora para as transações bancárias. A partir da próxima segunda-feira  08/04 passa a funcionar na cidade a agência do Sicredi. A instituição,que tem matriz no Rio Grande do Sul e é considerada uma das mais sólidas do país, oferece todas as comodidades de um banco convencional, como depósitos, saques e transferências, mas tem um diferencial: É uma cooperativa de crédito.

Entre os diversos tipos de associação cooperativa estão as cooperativas de crédito. Criadas para oferecer soluções financeiras de acordo com as necessidades dos associados. Elas são um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social. Isto porque utilizam seus ativos para financiar os próprios associados, mantendo os recursos nas comunidades onde eles foram gerados.

Luiz Mário Leite Berbigier

Quem explica a novidade é Luiz Mário Leite Berbigier, Diretor-Executivo do Sicredi, que veio pessoalmente a Lafaiete , para a inauguração da nova agência: “Nas cooperativas de crédito somos uma sociedade de pessoas; esta é nossa diferença em relação ao banco, que é uma sociedade de capital. Quem manda no banco é aquele que detém o maior número de ações. A nossa cooperativa tem hoje cerca de 52 mil associados, todos com os mesmos direitos e deveres. Para aquele que investiu o capital de cem reais ou quem entrou com mil reais, ambos têm o mesmo poder de decisão na cooperativa. É claro que a Sicredi também almeja o lucro; afinal, sem resultados financeiros positivos ninguém faz, ninguém realiza e temos atividades que precisamos desenvolver. Porém, nosso principal objetivo é atender às necessidades do nosso associado e da comunidade onde estamos atuando”.

O executivo Luiz Mário admitiu que todo e qualquer investimento oferece algum risco, em maior ou menor grau, mas disse que a solidez financeira da Sicredi é a maior garantia que pode ser oferecida aos clientes: “Nossa instituição é uma propriedade coletiva dos sócios cooperados e parte dos resultados é distribuída aos associados conforme a participação de cada um; quanto mais o associado movimenta a cooperativa, maior será sua parcela nos dividendos. Obviamente que, se houver prejuízos, os sócios também podem vir a ser chamados a arcar com eles. Contudo, a situação de nossa cooperativa é tranquila e confortável dos pontos de vista econômico e financeiro”, assegurou o empresário.

Conselheiro Lafaiete

Equipe do Sicredi de Lafaiete

Segundo o Diretor-Executivo do Sicredi, Lafaiete foi escolhida para receber a filial da cooperativa de crédito por seu perfil de cidade-polo da região do Alto Paraopeba e Vale do Piranga.

Francine Bergmann

O Sistema de Crédito Cooperativo chega à região com planos de se expandir ainda mais. A inauguração da agência de Itabirito é aguardada para breve e, até 2020, Congonhas e Mariana também devem contar com unidades da Sicredi.

Com uma política de se inserir na comunidade onde instala suas unidades o quadro de funcionário do Sicredi é composto por profissionais lafaietenses, tendo como Gerente-Geral, Francine Bergmann.  E antes mesmos de sua inauguração oficial a agência já confirmou apoio á uma grande feira de negócios que será realizada na cidade. Também deverá envolver-se com projetos ligados às áreas social, cultural e esportiva.

Serviços
Agência Sicredi
Abertura ao público:  Segunda-feira  – 08 de abril
Endereço: Avenida Telésforo Cândido de Rezende,  45 – Centro
Conselheiro Lafaiete

O horário de atendimento do Sicredi será de 11 às 16h. Porém com um diferencial. Clientes que tenham dificuldade de locomoção, o que necessitam de um atendimento emergencial domiciliar, podem agendar a ida de um funcionário na residência, a partir de um agendamento.

Fato Real