Fato Real
Destaque Lafaiete Política

Secretário presta esclarecimentos sobre transporte público em Lafaiete

Aconteceu na Câmara dos Vereadores de Conselheiro Lafaiete nesta quinta-feira (07/04) uma sessão extraordinária para receber o secretário municipal de Defesa Social, Rolff Ferraz do Carmo para prestar esclarecimentos acerca do transporte público municipal.

A ação aconteceu em atendimento ao requerimento de autoria dos parlamentares Damires Rinarlly (PV), Erivelton Jayme (Patriota), Giuseppe Laporte (MDB), Pedro Américo (PT) e Vado Silva (DC).

Durante a sessão, o secretário respondeu perguntas diversas sobre o transporte público coletivo em Conselheiro Lafaiete. Rolff Ferraz do Carmo foi questionado sobre a possível defasagem de frota da Viação Umuarama, empresa responsável emergencialmente pelo serviço na cidade. Segundo questionamento, a empresa estaria com um número de ônibus circulando na cidade abaixo do que foi acordado com o Executivo. O contrato prevê uma frota mínima de 42 veículos, no entanto, apenas 33 ônibus estariam circulando na cidade.

Secretário Rolff Ferraz esteve na Câmara nesta quinta-feira
Secretário Rolff Ferraz esteve na Câmara nesta quinta-feira

O secretário, no entanto, destacou que não há conivência com nenhum descumprimento contratual e pontuou que já estão sendo tomadas algumas atitudes para que este tipo de transgressão acabe: “Chegou pra nós lá da Secretaria de Defesa Social, o descumprimento de algumas cláusulas contratuais. Com isto, foi aberto um processo administrativo. Este processo já está em tramitação na Procuradoria Municipal para que sejam aplicadas algumas penalidades previstas em lei”. No entanto, Rolff Ferraz salienta que a Secretaria não possui conhecimento sobre uma frota de ônibus abaixo do número acordado.

O secretário de Defesa Social confirmou que a cidade não possui nenhum planejamento prévio para caso a Viação Umuarama deixe de prestar o serviço na cidade. No entanto, segundo Rolff Feraz, apesar de alguns “descumprimentos pontuais”, a cidade acredita que a empresa irá manter a prestação de serviço até o final do contrato. Caso a empresa deixe de atuar devidamente, poderá ser aberta uma nova contratação emergencial.

Situação da Umuarama tem sido alvo de críticas na cidade
Situação da Umuarama tem sido alvo de críticas na cidade

Sobre a licitação definitiva, o Executivo municipal já recebeu da empresa contratada, a documentação para abertura do edital. Segundo Rolff Ferraz, os arquivos já estão na comissão de licitação e estes documentos serão publicados o mais brevemente possível. O secretário ainda pontuou que foi descartada a possibilidade de duas empresas diferentes dividirem a concessão. 

O Fato Real publicou no fim de março uma matéria em que denunciava a falta do serviço do transporte público coletivo no bairro Almeidas. Segundo o secretário de Defesa Social, o bairro voltou a ser atendido pela empresa, ainda segundo ele, as comunidades de São Vicente e São Gonçalo foram outras que voltaram a ter o serviço de ônibus. O anúncio de retorno ainda não foi feito oficialmente pela empresa, mas o serviço já estaria sendo prestado normalmente nestas localidades.

Fato Real