Fato Real
Lafaiete

Rede municipal de ensino de Lafaiete deverá ter mais de 12 mil alunos em 2020

Secretário Moisés Matias

A educação municipal experimentou avanços consideráveis nos três primeiros anos da atual administração em Conselheiro Lafaiete. O panorama positivo foi traçado pelo secretário Moisés Matias Pereira ao participar do programa “AMALPA e os Municípios”, apresentado todas as quartas-feiras pela rádio Carijós. Como provas do desempenho acima da média dos estudantes da rede pública municipal, Moisés citou as posições de destaque alcançadas recentemente na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia); foram 78 medalhas conquistadas nas modalidades ouro, prata e bronze. Outro aspecto positivo enumerado por Moisés Matias é o alto índice de sucesso obtido pelos concluintes do nono ano do ensino fundamental em exames para ingresso no ensino médio oferecido por institutos federais de educação.

Ainda de acordo com o secretário, a educação infantil também merece total atenção da Administração Municipal.  Ele garantiu que nunca foram abertas tantas vagas em creches como nos últimos três anos: “De 1989 até o início da atual gestão, tínhamos uma estrutura de atendimento em creches para 600 alunos.  Posso dizer que, de 2016 até agora, conseguimos acrescentar 400 vagas nas creches municipais. Vamos iniciar 2020 com 1.008 crianças matriculadas”.

O secretário municipal de Educação reconheceu que, apesar das unidades inauguradas nos últimos anos e do grande número de crianças matriculadas, ainda existe uma demanda de 350 vagas a serem criadas na educação infantil.

Quanto às matrículas para o próximo ano, Moisés Matias garantiu que os pais não precisam se preocupar, caso tenham os filhos matriculados em unidades distantes de casa: “Muitas vezes as pessoas reclamam que um aluno de outro bairro foi matriculado em determinado lugar. A classificação dos alunos em creches obedece a uma resolução do Conselho Municipal de Educação que, em alguns de seus artigos, estabelece algumas prioridades no atendimento. Seguimos ainda uma lei municipal que contempla filhos de funcionários e também prioriza aspectos sociais, como menor renda per capita, maior número de filhos e maior vulnerabilidade, dentre outras situações. Porém, sempre há a possibilidade de fazer a transferência e atender aos pais insatisfeitos. Portanto, não deixe de matricular seu filho na vaga inicialmente indicada, pois haverá condições, oportunamente, de discutir situações Excepcionais”, explicou o secretário Moisés Matias.

Matrículas

O período de matrículas nas escolas municipais de Conselheiro Lafaiete estará aberto de 06 a 15 de janeiro. As secretarias das escolas atenderão ao público das 9h às 13h A expectativa é de que mais de 12 mil alunos estejam matriculados na rede municipal de ensino em 2020.

Fato Real