Fato Real
Lafaiete

Prefeitura reabre Centro Cultural Maria Andrade de Resende

O Centro Cultural Maria Andrade de Resende, em Lafaiete, foi reaberto ao público na noite desta terça-feira 25/09.

DSC03493O prédio erguido em 1833, por ordem de Dom Pedro II abriga atualmente o Museu Ferroviário; uma Maria Fumaça é uma de suas principais atrações. O local conta ainda com uma biblioteca com destaque para o arquivo público, o Memorial do Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira e espaço multimeios destinado à realização de eventos culturais, artísticos e históricos.

No espaço multimeios estão expostas obras de artes de artistas plásticos lafaietenses em alusão aos 228 anos de Conselheiro Lafaiete, comemorados neste mês de setembro.

O patrimônio cultural foi recuperado pela MRS Logística por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público.

DSC03571
Autoridades e convidados participaram da reinauguração

Em todos os pronunciamentos foi destacada a relevância da recuperação de bens culturais. Dra. Célia Corsino ressaltou que estas recuperações não são para o passado, mas para o futuro, para que as próximas gerações conheçam sua história e disse ainda que Lafaiete poderá abrigar um patrimônio nacional. Para o Promotor de Justiça, Dr. Glauco Peregrino a união que existe entre o poder público e a iniciativa privada tem contribuído para que nosso patrimônio seja recuperado.

Ao se pronunciar o Secretário de Cultura Geraldo Lafayette agradeceu pela oportunidade de poder contribuir com a história de Conselheiro Lafaiete e ressaltou a gratidão aos funcionários da Secretaria de Cultura que se dedicaram com muito esforço para que o centro cultural pudesse ser reaberto.

Convidado para participar do momento o ex-prefeito de Conselheiro Lafaiete Vicente de Faria Paiva se emocionou ao descerrar a placa com a memória da inauguração do Centro Cultural no ano 2000, durante sua gestão.

O prefeito Mário Marcus fez seus agradecimentos ao Ministério Público pelo cuidado com nosso patrimônio e à MRS Logística pelo financiamento da obra e destacou as diversas ações que já foram implementadas em prol da preservação de nosso patrimônio histórico e cultural.

Fato Real