Fato Real
Destaque Lafaiete

Período chuvoso em Lafaiete gera perigos e dificuldades para a população

Conselheiro Lafaiete entrou no ranking de cidades onde mais choveu nos últimos dias. E com as chuvas, chegaram os problemas crônicos sem solução, como alagamentos de determinados pontos da cidade. Exemplo disto é a passagem subterrânea do viaduto Duartina Nogueira que se torna intransitável em algumas ocasiões. 

Na segunda-feira (11/10) a Defesa Civil emitiu alerta de que houve alteração considerável do nível do rio Bananeiras. Segundo alerta enviado via SMS,  ele atingiu nível de 1 metro e há possibilidade de inundação quando atinge o nível de 1,5 metros.

Segundo a Defesa Civil Municipal caiu em Lafaiete 75 mm de chuva em 24 horas.

Nível do rio Bananeiras aumentou bastante na segunda-feira
Nível do rio Bananeiras aumentou bastante na segunda-feira

Augusto Júnior, coordenador da Defesa Civil de Lafaiete falou sobre o período chuvoso e os perigos dessa época: “Estamos iniciando, todos têm visto, o período chuvoso na nossa região do Alto Paraopeba, cujo a intensidade aumenta agora em meados de outubro e prossegue até março de 2022. Neste período, que estamos, nesta estação de transição, que chamamos de primavera, ou seja, estamos migrando do inverno para o verão, é muito comum acontecerem as chuvas torrenciais que tendem a ser mais frequentes, com fortes pancadas de chuva, granizo, vendavais e ventos fortes. Nesta época também aumentam consideravelmente os riscos relacionados a desabamentos, deslizamentos, quedas de blocos, alagamentos e inundações. Portanto, é importante salientar que este é um período impróprio para realização de obras que necessitem, por exemplo, de desaterro ou construção de muro de contenção”, diz.

Centro de Lafaiete em período chuvoso/ Arquivo
Centro de Lafaiete em período chuvoso/ Arquivo


Augusto Júnior também alertou a população para que evite atravessar ruas que estejam com fortes enxurradas pois a pessoa corre risco de ser sugada por um bueiro, carregada pela água ou pode contrair doenças infecciosas. 

Passagem foi limpa em ação da Prefeitura
Passagem foi limpa em ação da Prefeitura

 

Lixo

Grande quantidade de lixo foi retirada da passagem subterrânea na manhã desta terça-feira (12), o que contribuiu para o alagamento ocorrido na segunda-feira no local. A bomba está funcionando, no entanto, o lixo tampou a grade causando o acúmulo de água. A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete realizou a retirada do lixo e a limpeza do local.

Fato Real