Fato Real
Lafaiete Polícia

Golpe: Falsos perfis de comércios em Lafaiete visam clonar WhatsApp de clientes

Um novo golpe tem afetado comerciantes e clientes das lojas de Lafaiete. Na ação, segundo relatos de comerciantes ao Fato Real, os golpistas criam uma conta falsa nas redes sociais, usando o nome e  imagens de estabelecimentos da cidade.

Esse perfil falso adiciona os clientes das lojas em sua rede e mente dizendo que eles estarão participando de  um sorteio. Porém, para concorrer aos prêmios, é preciso que o cliente forneça dados pessoais. Quando ele fornece o número do WhatsApp, é enviado um código usado para clonar o aplicativo.

Vítimas

Os golpistas têm atacado, pelo menos, desde o dia 10/03. Paola Paiva, proprietária da Orgânicos MG Bio relatou ao Fato Real que também foi vítima. Segundo ela, cerca de quinze pessoas foram contadas pelos farsantes e algumas tiveram o WhatsApp clonado; uma teve seu número invadido por uma pessoa que pediu dinheiro para seus contatos. 

Recentemente três comerciantes confirmaram ao Fato Real que tiveram um perfil falso criado para o golpe. Até agora, dois deles já conseguiram derrubar os “fakes”. Nada impede, no entanto, que os golpistas voltem a tentar aplicá-lo.

Uma das vítimas, que preferiu não se identificar, pontua que através do sistema de denúncias das redes sociais, conseguiu derrubar a página do golpe rapidamente: “Com uma “força-tarefa”, com a ajuda dos clientes e dos amigos, nós conseguimos derrubar essa página falsa muito rápido. Eu fiquei até surpresa porque sei de comerciantes que não tiveram a mesma sorte que tivemos e não tiveram o mesmo desfecho que a gente teve”, conta.

Fato Real