Fato Real
Lafaiete Polícia

Fake News: Comunicado que alerta sobre fugitivos de Mariana em Lafaiete é falso

Na era da Fake News uma onda de boatos inundou as redes sociais ao longo desta quarta-feira (24/10) difundindo a informação inverídica de que os quatro presos que fugiram da cadeia pública de Mariana teriam vindo se esconder em Conselheiro Lafaiete. O texto que circula alarmando a população lafaietense vem “supostamente” assinada pelo Corpo de Bombeiros.

O texto que circula nas redes sociais diz que os moradores precisam ter cuidado redobrado, principalmente se saírem à noite, já que as polícias de Mariana, Barbacena e Lafaiete estão fazendo “escoltas” em vários bairros lafaietenses na tentativa de localizar os foragidos, cujas imagens teriam sido registradas por câmeras da concessionária Via 040. A mensagem ainda se refere aos foragidos como assassinos, usuários de drogas e estupradores. Usando irresponsavelmente o nome de uma das instituições de maior credibilidade do Estado, os autores dizem que o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais aconselha os moradores a não deixar os filhos nas ruas. O que não é verdade.

O Fato Real buscou dados oficiais sobre o assunto e recebeu a informação de que, de fato, quatro detentos fugiram da cadeia pública de Mariana, mas não existe qualquer informação concreta que justifique a dedução de que tenham se refugiado em Lafaiete ou estejam representando perigo para a cidade e região. Não existe a menor razão plausível para que cidadãos adotem medidas de segurança extremas e desnecessárias, como manter os filhos confinados em casa, movidos apenas por um medo infundado. Também o Corpo de Bombeiros não é a fonte de tal publicação. Ainda mais que este tipo de serviço não é competência do Corpo de Bombeiros.

Não espalhe boatos

Antes de compartilhar qualquer informação, pense, analise, pondere e certifique-se de sua procedência. Uma leitura mais atenta revela falhas gritantes que um comunicado como este não teria, se fosse de fato emitido pelo Corpo de Bombeiros ou pela Polícia Militar. Não se esqueça de que a cidade e região dispõem de veículos informativos de credibilidade, entre os quais o Site de Notícias Fato Real, que  se destaca há 11 anos por apurar, checar e se certificar da total veracidade de toda notícia que divulga. Portanto, escolha a fonte de sua preferência e sempre compartilhe informação com responsabilidade.

Fato Real