Fato Real
Lafaiete

Ex-secretário faz balanço de atuação à frente da Saúde e novo titular fala dos desafios que o aguardam

Ao anunciar formalmente sua saída da Administração Municipal, o agora ex-secretário da Saúde, Alessandro Gláucio Gonçalves Pereira, agradeceu ao prefeito Mário Marcus pela oportunidade de ter integrado o primeiro escalão do Executivo: “Foi um momento de muito crescimento pra mim como profissional e ser humano. Quando o Mário me convidou no período da transição, disse a ele que a gente iria pegar um desarranjo generalizado no setor da saúde, como acredito que os demais colegas também encontraram em suas pastas. Resolver tudo ou resolver a metade, talvez a gente não tenha conseguido ainda; mas, graças a Deus, acho que conseguimos dar um norte. Na verdade a gente não administra a saúde, mas a doença, a tristeza, o infortúnio, o caos e a necessidade da saúde, pois quem a tem não precisa efetivamente da gente. Nestes 20 meses em que estive à frente da secretaria, estive várias vezes no gabinete do prefeito fazendo desabafos acalorados; ele soube me ouvir e – o mais importante – me atender.”

a

Léo elencou as principais realizações da Secretaria de Saúde nestes quase dois anos sob seu comando: “Temos hoje 100% da população cadastrada na farmácia da prefeitura e fazemos a distribuição informatizada dos medicamentos, estamos criando seis novas unidades de saúde da família em Lafaiete passando para 86% de cobertura. São muitas conquistas de muita luta. Problemas há todo dia, mas precisamos ter a disposição de lutar e ir aos poucos vencendo os obstáculos.”

Por fim, o ex-secretário confirmou que a Prefeitura dispõe de dinheiro em caixa para fazer a reforma da Policlínica

Esta é a segunda mudança no primeiro escalão de Mário Marcus
Esta é a segunda mudança no primeiro escalão de Mário Marcus

Municipal, faltando apenas a liberação do projeto arquitetônico, que também já está concluído. Também se encontra nos trâmites finais a implantação de um posto de coleta de sangue do Hemominas em Lafaiete, bem como do escritório Microrregional da Secretaria Estadual de Saúde.

O novo titular da pasta já vinha trabalhando desde 2015 na Secretaria Municipal da Saúde e conhece a engrenagem por dentro.

Ricardo da Silva Souza agradeceu ao prefeito Mário Marcus por confiar a ele a importante tarefa de gerir a saúde do município e ao ex-secretário Léo pelos quase dois anos de convivência profissional: “Estou morando há 14 anos em Conselheiro Lafaiete, onde terminei de criar meus filhos, hoje todos formados. É chegado o momento de doar um pouco mais à cidade. Conheço os problemas da saúde e fui parceiro no encaminhamento de algumas soluções. Mas, nesta transição planejada, terei a oportunidade de conhecer o setor mais a fundo para que possamos ter um diagnóstico e usar a experiência acumulada para dar minha contribuição. Sei que não será possível resolver todos os problemas da saúde, mas poderemos fazer nosso melhor”, afirmou o novo secretário.

Fato Real