Fato Real
Lafaiete

Escolas estaduais retomam as aulas já com indicativo de greve

Estudantes da rede estadual de ensino em Minas Gerais voltam às escolas nesta segunda-feira 10/01, mas sem a certeza de que no dia seguinte haverá aulas.

Categoria votou pela greve/ Isis Medeiros/SindUTE-MG

No dia 05/02 a categoria da educação estadual decidiu, por meio de Assembleia Geral, pela deflagração da greve por tempo indeterminado a partir da terça-feira (11).

De acordo com o sindicato da categoria, o Sind-UTE/MG diante das várias tentativas frustradas de negociação, é que a categoria da educação estadual decidiu pela deflagração da greve por tempo indeterminado, como um instrumento de pressão em face do Governo Estadual. As principais reivindicações são o pagamento do piso salarial, e a defesa do emprego e da escola pública. A luta para que o Governo de Minas cumpra a legislação e pague o piso aos professores e professoras já dura 12 anos.  Segundo publicação do sindicato, atualmente, os professores do estado de Minas Gerais recebem R$ 1.982,54. A categoria luta pelo piso de R$ 2.886,24.

As aulas voltarão normalmente no dia 10 de fevereiro, conforme estava planejado no calendário escolar, e a paralisação será iniciada a partir do dia 11 para que pais e alunos não sejam pegos de surpresa.

Lafaiete

O Fato Real procurou informação junto à subsede do Sind-UTE local, mas não foi dada uma certeza sobre a adesão das escolas locais. A decisão será tomada em assembleia a ser realizada.

Fato Real