Um dos mais marcantes momentos de fé da população lafaietense estará de volta às emissoras da organização Agostinho Campos Neto.
Na próxima sexta-feira 24/06 a “Entronização dos Sagrados Corações de Jesus e Maria” nos lares lafaietenses volta a acontecer através da rádio Carijós. A tradição que ocorria há quase 50 anos foi interrompida em 2016. No dia 8 de maio daquele ano, um comunicado assinado pelo então Reitor e Pároco da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, Marcos Macário Mendes, informava, sem esclarecer os motivos, que estava findada a parceria e a transmissão passaria a ocorrer em outra emissora de rádio.

A informação surpreendeu a direção do grupo Carijós e os ouvintes, que no dia 3 de junho de 2016 insistiram em sintonizar a rádio Carijós AM para acompanhar a celebração. Alguns fiéis chegaram a comparecer na portaria da rádio, ponto de partida da também tradicional carreata. “A entronização faz parte da história da rádio carijós. Surgiu na emissora, que ampliou com a transmissão os eventos religiosos, permitindo que milhares de ouvintes pudesse participar deste momento de fé via as ondas do rádio. Nestes anos todos não tivemos nenhum problema com a paróquia. Mas de uma forma isolada com padre, que provocou esta retaliação, que não foi às nossas emissoras, mas a população. Foi perceptível que nos últimos anos a entronização não teve o mesmo alcance de décadas atrás”, diz o diretor-presidente Agostinho de Rezende Campos.

As comemorações em honra ao Sagrado Coração de Jesus surgiram nos anos 60. A prática foi introduzida pelo Monsenhor Hermenegildo que construiu a Basílica e criou iniciativas com o intuito de difundir em Minas Gerais a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Entre elas, a realização da cerimônia da Entronização, que reúne as famílias em um momento íntimo de oração. registros históricos apontam que a primeira entronização ao Sagrado Coração de Jesus e Maria pela rádio Carijós, aconteceu em 1967, conduzida pelo saudoso Monsenhor Hermenegildo.
“Fui até o padre Euder, atual Pároco e Reitor da Basílica, conversamos sobre a entronização deste ano. Ficou acertado que a rádio Carijós vai retransmitir a solenidade. A geração ficará a cargo da Queluz. Nos próximos deverá ocorrer um revezamento. Mas esta é uma questão técnica. Nossa satisfação é em poder oferecer novamente as famílias lafaietenses este momento tão especial com a transmissão pelas nossas emissoras, finaliza Agostinho Rezende.
Padre Euder Daniane Canuto informou que na próxima sexta-feira, às 20h30, acontecerá a entronização nos lares do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, que será transmitida pelas rádios Queluz FM 99.5, Rádio Carijós FM 92.3 e 89.9, Congonhas FM 91.3, Fama FM 88.5, Web Rádio Vitral e TV Lafaiete. “Acreditamos que, após uma pandemia que chega a quase 3 anos, a festa deste ano tem um caráter especial de agradecimento a Deus pela sua bondade infinita e pelo seu cuidado conosco que, apesar de tantos percalços, estamos quase superando esse momento tão difícil vivido no mundo todo. Será também momento de agradecer a Deus pelos 100 anos da bênção da imagem de nosso padroeiro. São 100 anos de muitas graças e certeza da presença de um Deus que nos ama e acompanha em nossa jornada”, diz o pároco.
Programação
Na sexta-feira, 24/06, feriado municipal
6h e 8h: Celebração eucarística.
8h: 1º Pedal da Fé saindo da praça do Cristo em direção à Basílica.
10h: Celebração Eucarística na intenção do município de Conselheiro Lafaiete e suas autoridades.
12h45: Solene adoração ao Santíssimo Sacramento.
14h, 16h e 18h: Celebração eucarística.
20h30: Entronização do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria nos lares
Após a entronização haverá a procissão motorizada.
Para acompanhar a retransmissão pela rádio Carijós clique neste link.