Fato Real
Lafaiete

Entronização volta a ser retransmitida pela rádio Carijós

Um dos mais marcantes momentos de fé da população lafaietense estará de volta às emissoras da organização Agostinho Campos Neto.

Na próxima sexta-feira 24/06 a “Entronização dos Sagrados Corações de Jesus e Maria” nos lares lafaietenses volta a acontecer através da rádio Carijós. A tradição que ocorria há quase 50 anos foi interrompida em 2016. No dia 8 de maio daquele ano, um comunicado assinado pelo então Reitor e Pároco da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, Marcos Macário Mendes, informava, sem esclarecer os motivos, que estava findada a parceria e a transmissão passaria a ocorrer em outra emissora de rádio.

Comunicado da suspensão da transmissão em 2016
Comunicado da suspensão da transmissão em 2016

A informação surpreendeu a direção do grupo Carijós e os ouvintes, que no dia 3 de junho de 2016 insistiram em sintonizar a rádio Carijós AM para acompanhar a celebração. Alguns fiéis chegaram a comparecer na portaria da rádio, ponto de partida da também tradicional carreata. “A entronização faz parte da história da rádio carijós. Surgiu na emissora, que ampliou com a transmissão os eventos religiosos, permitindo que milhares de ouvintes pudesse participar deste momento de fé via as ondas do rádio. Nestes anos todos não tivemos nenhum problema com a paróquia. Mas de uma forma isolada com padre, que provocou esta retaliação, que não foi às nossas emissoras, mas a população. Foi perceptível que nos últimos anos a entronização não teve o mesmo alcance de décadas atrás”, diz o diretor-presidente Agostinho de Rezende Campos.

Agostinho de Rezende Campos no estúdio da emissora
Agostinho de Rezende Campos no estúdio da emissora

As comemorações em honra ao Sagrado Coração de Jesus surgiram nos anos 60. A prática foi introduzida pelo Monsenhor Hermenegildo que construiu a Basílica e criou iniciativas com o intuito de difundir em Minas Gerais a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Entre elas, a realização da cerimônia da Entronização, que reúne as famílias em um momento íntimo de oração. registros históricos apontam  que a primeira entronização ao Sagrado Coração de Jesus e Maria pela rádio Carijós, aconteceu em 1967, conduzida pelo saudoso Monsenhor Hermenegildo.

“Fui até o padre Euder, atual Pároco e Reitor da Basílica, conversamos sobre a entronização deste ano.  Ficou acertado que a rádio Carijós vai retransmitir a solenidade. A geração ficará a cargo da Queluz. Nos próximos deverá ocorrer um revezamento. Mas esta é uma questão técnica. Nossa satisfação é em poder oferecer novamente as famílias lafaietenses este momento tão especial com a transmissão pelas nossas emissoras, finaliza Agostinho Rezende.

Padre Euder Daniane Canuto informou que na próxima sexta-feira, às 20h30, acontecerá a entronização nos lares do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, que será transmitida pelas rádios Queluz FM 99.5, Rádio Carijós FM 92.3 e 89.9, Congonhas FM 91.3, Fama FM 88.5, Web Rádio Vitral e TV Lafaiete. “Acreditamos que, após uma pandemia que chega a quase 3 anos, a festa deste ano tem um caráter especial de agradecimento a Deus pela sua bondade infinita e pelo seu cuidado conosco que, apesar de tantos percalços, estamos quase superando esse momento tão difícil vivido no mundo todo. Será também momento de agradecer a Deus pelos 100 anos da bênção da imagem de nosso padroeiro. São 100 anos de muitas graças e certeza da presença de um Deus que nos ama e acompanha em nossa jornada”, diz o pároco.

Programação

Na sexta-feira, 24/06, feriado municipal 

6h e 8h: Celebração eucarística.

8h: 1º Pedal da Fé saindo da praça do Cristo em direção à Basílica.

10h: Celebração Eucarística na intenção do município de Conselheiro Lafaiete e suas autoridades.

12h45: Solene adoração ao Santíssimo Sacramento.

14h, 16h e 18h: Celebração eucarística.

20h30: Entronização do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria nos lares

Após a entronização haverá a  procissão motorizada.

Para acompanhar a retransmissão pela rádio Carijós clique neste link.

Fato Real