Fato Real
Lafaiete

Defesa Civil irá enviar alertas para riscos de desastres via SMS em Lafaiete

A Coordenadoria de Defesa Civil de Conselheiro Lafaiete recebeu autorização do Ministério do Desenvolvimento Regional e Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) para emitir alertas relacionados a riscos de desastres via SMS, Google e TV.

A autorização foi emitida no final de junho e o município passa a utilizar a IDAP – Interface de Divulgação de Alertas Públicos, que contribuirá para a redução de riscos a desastres e defesa da sociedade lafaietense.

O coordenador da Defesa Civil, Augusto Júnior Araújo, destaca que esta será uma forma importante de prevenção: “Esta ferramenta será utilizada em prol dos cidadãos de Lafaiete no intuito de promoção de antecipação aos riscos a desastres naturais”.

O serviço será oferecido gratuitamente e para ter acesso é necessário que a pessoa envie um SMS, contendo o CEP da rua, para o número 40199. Feito isto, o aparelho estará cadastrado na base de dados para receber alertas relacionados a ondas de frio, tempestades, chuvas intensas, descargas atmosféricas, informações sobre vacinação da COVID-19.

A coordenação da Defesa Civil no município conta com a colaboração dos cidadãos em realizarem o cadastro para que assim tenham condições de receberem os alertas.

Arte de divulgação da iniciativa
Arte de divulgação da iniciativa
Fato Real