Fato Real
Gerais Lafaiete

Audiência pública e escola discutem erradicação do trabalho infantil

Participantes debateram a erradicação do trabalho infantil
Participantes debateram a erradicação do trabalho infantil

Com o tema “12 de junho – ” foi realizada na quarta-feira, 09/06, uma audiência pública pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Conselheiro Lafaiete, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e o Conselho Tutelar.  O evento teve como foco sensibilizar toda sociedade sobre a importância da temática e da execução de ações de enfrentamento ao trabalho Infantil.

Além dos esclarecimentos sobre o tema pelas autoridades, usuário do CREAS e da jovem aprendiz do Senac deram depoimentos.

A palestra principal abordando o tema da audiência foi apresentada por Elvira Mirian Veloso de Mello Cosendey que é Coordenadora do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FECTIPA-MG ). A audiência foi transmitida pelo canal da Secretaria no youtube e teve a moderação da orientadora social do CRAS Unidade III, Lucimar Ribeiro.

Na escola

No mês em que se aborda a luta pela erradicação do trabalho infantil diversas ações têm sido desenvolvidas por setores da administração municipal. A Escola Municipal “Júlia Miranda Nogueira”, em consonância com o Ministério Público do Trabalho, também entra nesta luta. Diversas ações foram desenvolvidas com uso  de cartilhas, fotos, conversas, videos e depoimentos.

A escola alerta que é obrigação de toda a sociedade preservar todos os direitos das crianças, bem como incentivá-las a brincar e estudar.

Este sábado,  12 de Junho,  é dia de repudiar práticas de trabalho infantil, já que foi a data escolhida como “Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil.”

É fundamental que se desenvolva uma base de conhecimento para efetivarmos uma mobilização e conscientização social para fortalecermos políticas públicas e programas como o PETl ( Programa de Erradicação do Trabalho Infantil ).

Fato Real