Fato Real
Destaque Lafaiete

Audiência pública discute nesta sexta-feira aumento da passagem de ônibus em Lafaiete

Nesta sexta-feira (04/03) acontece uma audiência pública para discutir o reajuste tarifário do transporte coletivo municipal na cidade.

A reunião ocorre após pedido da Viação Umuarama, empresa que presta o serviço de maneira emergencial na cidade. No início do mês, o Fato Real já havia adiantado que a empresa alegava prejuízo na operação e que não descartava o aumento tarifário para viabilizar a operação.

A Umuarama está pleiteando reajuste do valor da passagem “que deveria ser de R$ 5.84 para que a operação fosse viável”. A empresa diz  enfrentar déficit financeiro de mais de um milhão de reais. Ainda segundo a concessionária, esse déficit deve-se ao aumento do custo do combustível e aos impostos.

Empresa tem enfrentado prejuízos mensais na cidade
Empresa tem enfrentado prejuízos mensais na cidade

O presidente do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT), Manuel Vespúcio, destacou que é possível que o reajuste seja bancado pelos cofres públicos e não diretamente pelos usuários dos ônibus: “Nós observamos que hoje, a população não está tendo muitas condições de pagar as passagens, então na nossa visão, entendemos que o município terá de subsidiar estas passagens. Hoje o município já paga R$ 233.000,00 (duzentos e trinta e três mil reais) de subsídio e nós entendemos que, se houver o aumento da passagem de ônibus, o passageiro não terá condições de pagar. Então o município terá de reavaliar isso, porque nós não podemos perder a empresa”, disse em entrevista à jornalista Gina Costa, reiterando que a responsabilidade de pagar o maior preço não pode cair sobre os usuários do serviço. 

Circula na cidade a possibilidade da extinção da função de cobrador em algumas linhas, estratégia que seria utilizada pela concessionária para diminuir os custos operacionais. 

A audiência vai acontecer a partir das 19h desta sexta-feira no Solar Bar]ao do Suaçuí.

Fato Real