Fato Real
Lafaiete

Alunos durante Hora Cívica em escola de Lafaiete viralizam em redes sociais

No início deste ano, logo nos primeiros meses do governo Jair Bolsonaro, o então Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez orientou as escolas de todo o país a filmar os alunos em postura de respeito durante a execução do Hino Nacional e enviar as imagens à Brasília. A orientação dividiu opiniões e o governo acabou voltando atrás, diante da repercussão da iniciativa e da percepção de que a divulgação das imagens só seria possível diante da expressa autorização dos pais das crianças. No entanto, a volta destes momentos cívicos em escolas é bem vista por muitos brasileiros.

Em Lafaiete

Recentemente, o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus, e o vice, Dr. Marco Antônio, participaram da realização da Hora Cívica na Escola Municipal Doriol Beato. Nesta quinta-feira (06/06), ao participarem do programa institucional do Município apresentado pela rádio Carijós, prefeito e vice disseram que a filmagem do momento registra manifestações espontâneas de amor à pátria e contabiliza quase 200 mil visualizações no país inteiro: “Desde o início do mandato em 2017, eu e Dr. Marco Antônio nos dispusemos a, todas as semanas, fazer o momento cívico em uma escola municipal. Foi a forma que encontramos de nos aproximarmos mais da educação, conhecermos a estrutura física e o ensino que está sendo ministrado nas escolas e dirigirmos uma palavra de incentivo e motivação a nossos alunos”.

O vice-prefeito Marco Antônio confessou ter se emocionado ao ver as cerca de mil crianças em atitude de amor e reverência à Pátria: “A emoção é grande, ao ponto de os olhos se encherem de água, ao ver aquelas crianças cantando com vontade o Hino Nacional. A aceitação e participação são muito grandes. Os pais gostam, as famílias gostam e a gente vê a importância de renascer nas pessoas este amor à pátria e à escola. Foi algo espontâneo demais, nada programado, e já estamos com quase 200 mil visualizações no Facebook, com comentários de norte a sul do Brasil”.

Esta semana, prefeito e vice prestigiaram a Hora Cívica na Escola Municipal Alfredo Laporte I, ocasião em que foram entregues as obras de reforma do educandário.

Reforma em escolas

De acordo com Mário Marcus, outras escolas e creches também receberão melhorias em julho, durante o período de férias dos alunos: “Já emitimos ordem à Secretaria de Obras para reforma de sete escolas e creches durante as férias de julho. Estaremos atendendo a demandas de reparo, pintura e substituição de portas. Também estaremos dotando os prédios de acessibilidade e das condições exigidas pelo Corpo de Bombeiros para que as escolas possam ter o AVCB Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros com prevenção de incêndio e pânico”, afirmou o prefeito.

Fato Real