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Via 040 realiza mais de 1.400 atendimentos na operação especial de final de ano

Durante os dias em que vigorou a Operação Especial de Final de Ano (Natal e Réveillon), a Via 040 realizou 1.437 atendimentos na rodovia, uma média de 130 veículos sendo atendidos diariamente no trecho sob concessão. Para garantir a fluidez e a segurança dos mais de 1 milhão de veículos que cruzaram a BR-040, foram reforçados o número de equipes e de equipamentos. 

O socorro a panes mecânicas foi o principal serviço prestado aos usuários, totalizando 917 chamados, cerca de 63% do total de atendimentos. Além do socorro mecânico, os 21 postos da concessionária prestaram, também, serviços nas seguintes situações:

– Auxílio para troca de pneu: 147 veículos;
– Afastamento e/ou recolhimento de animais: 120 ações;
– Atendimento clínico pelas ambulâncias: 92 pessoas;
– Auxílio à pane secas (falta de combustível): 86 veículos;
– Auxílio à pane elétrica: 60 veículos;
– Orientação de segurança a andarilhos: 15 ações.

 

Posto de atendimento ao usuário. São 21 bases disponíveis ao longo da BR-040. Crédito: acervo Via 040
Posto de atendimento ao usuário. São 21 bases disponíveis ao longo da BR-040. Crédito: acervo Via 040

Manutenção preventiva

Para fazer uma viagem sem sustos com relação à parte mecânica, deve se fazer a manutenção preventiva do veículo: 

– Checar as condições e a calibragem dos pneus, substituindo-os em caso de necessidade;
– Verificar lanternas dianteiras e traseiras, além das setas;
– Encher o tanque e mapear os postos de serviço ao longo do trajeto;
– Abastecer os reservatórios de água e testar as palhetas do limpador;
– Verificar nível do óleo.

Condições de tráfego 24h

Os motoristas também podem acompanhar as condições de tráfego pelo Twitter (@via040) da concessionária e pelo site da Via 040. 

Estrutura à disposição de motoristas e passageiros

– 18 painéis eletrônicos de mensagens informarão, em tempo real, as condições da pista e do tráfego e o tempo estimado de viagem entre as cidades dos trechos de maior movimento.
– 21 postos de atendimento entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), com estacionamento, banheiros, fraldários, água e área de descanso.
– 23 veículos de inspeção circularão pelo trecho sob concessão 24 horas por dia, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações.
– 28 ambulâncias para resgate e socorro médico.
– 30 guinchos para remoção de veículos leves e pesados.
– Viaturas de resgate de animais e combate a incêndios.

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