Fato Real
Gerais Regional

Serviços de Saúde de Congonhas estão com horários reorganizados momentaneamente

A Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas fez uma série de alterações momentâneas em serviços de atendimento do município. A ação deve-se às fortes chuvas que atingiram a cidade e que levaram o setor a necessitar de uma reorganização para atender à demanda.

A farmácia central não está dispensando medicações nesta segunda-feira (10/01). A partir de terça-feira (11), haverá atendimento pelo Centro de Especialidades Médicas (CEM) para entrega de insulina e medicamentos controlados. As Unidades Básicas de Saúde abertas possuem medicamentos que atenderão aos usuários com as medicações básicas.

Assim que for concluída a limpeza em frente a UPA, o trabalho retoma sua rotina desde que haja 100% de segurança, acesso e garantia da manutenção da limpeza, não só para os usuários, mas para os servidores. Nenhum medicamento e vacina foram comprometidos ou perdidos na Farmácia Central por causa da ação preventiva dos servidores, que mudaram os equipamentos e medicamentos para andares superiores da Secretaria de Saúde por causa da possibilidade de alagamento no primeiro andar.

O atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está ocorrendo, apenas para urgência e emergência, com entrada pelo Centro de Especialidades Médicas (CEM), que fica na Praça Olímpica, nº 21, em frente ao portão da Escola Municipal Lamartine de Freitas.

As UBS’s Dom Oscar e Centro 01 também seguem recebendo fluxo normalmente. A Secretaria de Saúde está apoiando os trabalhos no Hospital Bom Jesus.

Já o Centro de Especialidades Odontológicas está se organizando nesta segunda-feira e atenderá a partir de terça-feira (11/01), apenas plantão de emergências. A entrada também é pelo CEM.

Técnicos da Secretaria de Saúde seguem dando apoio nos abrigos (escolas e creches) onde foram acolhidas as pessoas que necessitaram sair de suas residências devido aos riscos ocasionados pelos temporais dos últimos dias.

As equipes de Zoonoses, bem como as fiscalizações Sanitárias, Epidemiológicas, de Endemias e Ambiental estão nas ruas realizando o trabalho dentro do possível devido aos bloqueios de acesso.

A Clínica da Mulher está com os atendimentos suspensos temporariamente. A população será informada quando houver o retorno às atividades normais. As consultas programadas serão reagendadas e os usuários informados.

Alguns postos de saúde sofreram algumas avarias com as chuvas e, junto com a Secretaria Municipal de Obras, o trabalho de reparos está em andamento para que as unidades voltem a operar o mais breve possível. São eles: Basílica, Vila São Vicente, Campinho e Residencial.

O cidadão que necessitar pode entrar em contato com as Unidades Centro 01 (3732-1376) e Dom Oscar (3732-1946) que estão atendendo 24 horas neste momento. O restante das UBS’s de Congonhas segue trabalhando internamente para voltar com atendimento normal em breve.

Fato Real