Fato Real
Gerais

Período chuvoso traz riscos e requer atenção da população

O período chuvoso, compreendido entre os meses de outubro e março, requer maior atenção da população .

Em participação no programa institucional do município, que foi ao ar pela rádio Carijós 92,3 FM, o coordenador da Defesa Civil de Conselheiro Lafaiete, Augusto Júnior Araújo, destacou quais ações são tomadas pela entidade neste período. Segundo ele, a função da Defesa Civil é principalmente preventiva, mas destaca que não existe local sem risco. “Hoje o nosso município tem um risco de inundação na região central, temos riscos de alagamento em alguns pontos da cidade já conhecidos, temos riscos de deslizamento. Temos também os riscos tecnológicos, que são relacionados a desabamentos e incêndios”, destaca.

Pontos de riscos são conhecidos em Lafaiete
Problemas são recorrentes em pontos como o túnel

Ainda segundo o coordenador do órgão, a Defesa Civil conhece os riscos nesses pontos, mas é preciso também que a população tome medidas para garantir sua segurança: “Se você mora em uma área de encosta, sujeita a deslizamento, fique atento a deslizamento de terra, emperramento de portas e janelas. Em situações de enxurrada, enchentes, alagamentos; não fazer travessia nesses pontos, pois, por exemplo, um bueiro sem tampa pode sugar uma pessoa, ou ela ficar presa em alguma grade”, explica.

Centro é ponto de risco de alagamento
Centro é ponto de risco de alagamento

Plano de Contingência

Até o dia 31 de março, está em execução o Plano de Contingência da Defesa Civil, que agrupa diversas entidades e órgãos, da Prefeitura ou externos, que irão ajudar a prestação de serviço da Defesa Civil em situações calamitosas, principalmente nos fins de semana.

Leia também: Defesa Civil apresenta plano de contingência para período chuvoso

Contato

Existe um sistema de alertas no município que avisa sobre os riscos do período chuvoso, demais situações de risco para a população. Para receber estes alertas, basta enviar um SMS (mensagem de texto) com o CEP da rua em que mora para o telefone 40199.

Além disso, a Defesa Civil em Lafaiete pode ser acionada pelos telefones 3769-2965 e 199.

Fato Real