Fato Real
Gerais Lafaiete

Morre senhor Fernando, proprietário da loja Lusitana

Empresário era referencia de empreendedorismo na cidade
Empresário era referencia de empreendedorismo na cidade

Será sepultado na tarde desta segunda-feira 25/10 o corpo de Fernando Emílio Pereira, o senhor Fernando da Lusitana.

O empresário faleceu aos 89 anos. Sua história está interligada com a da sua loja, referência no comércio lafaietense há mais de 60 anos.

Fernando Pereira nasceu em Portugal e veio para o Brasil na década de 40.

Em 2018, o escritor Marcelo Pereira Rodrigues lançou uma biografia sobre o Sr. Fernando, intitulada “Fernando o Lusitano Brasileiro”, onde relata: “Fernando Emílio Pereira nasceu em Vilar do Monte, norte de Portugal. Moço ainda, empreendeu uma jornada com destino ao Brasil. Foi mascate de tecidos, viajando pelo Brasil e, numa destas viagens, aportou em Conselheiro Lafaiete. O amor por Vanda Baêta o fez fincar a bandeira. Criou a Lusitana, em 1958, e sua veia empreendedora não mais cessou. Fez família, criou bem cinco filhos, excursionou pela Europa, América Latina, Estados Unidos e viajou para dentro de si mesmo. Enraizado com a cultura portuguesa, adotou o Brasil e cultivou como nunca o espírito nacionalista verde e amarelo. Apaixonado pelo rincão que o acolheu, vislumbrou uma Conselheiro Lafaiete próspera e trabalhou para isso. Mais do que uma hagiografia, essa biografia aborda o homem por ele mesmo. E resgata a história de uma mulher excepcional, esposa que com sua discrição e elegância, construiu e constrói, a cada dia, uma lição de amor e carinho.”

 

Sepultamento

O velório ocorre no velório São Jorge. O sepultamento está previsto para as 17h de hoje, no Cemitério Nossa Senhora da Conceição.

Fato Real