Fato Real
Gerais Regional

Lafaietenses ajudam atingidos pelas chuvas com solidariedade e empatia

São toneladas de doações já arrecadadas e distribuídas
São toneladas de doações já arrecadadas e distribuídas

O lafaietense tem dado belo exemplo de solidariedade nos últimos. O cenário desolador em cidades como Congonhas e Jeceaba, afetadas pelas chuvas da última semana teve um alento quando dos mais diversos segmentos sugiram pessoas dispostas a doar.

A doação foi muito além de itens básicos de sobrevivência como os alimentos. Nossos vizinhos receberam dos lafaietenses alimentos, roupas, calçados, utensílios domésticos. Para crianças foram destinados brinquedos.

Doações chegam ao centro de triagem e distribuição em Congonhas
Doações chegam ao centro de triagem e distribuição em Congonhas

Para todos os auxiliados foram desprendidos tempo e amor de grupos, ONGs, colegas de trabalho, grupos de oração,  turmas do futebol, comerciantes, influencer digital, agentes políticos, e cidadãs e cidadãos de maneira individualizada,  numa grande corrente do bem.

Mulheres

Kits contêm itens de higiene pessoal, absorvente e máscara
Kits contêm itens de higiene pessoal, absorvente e máscara

No auxílio aos atingidos pelas enchentes o grupo de organização política Resistência Feminina-CL priorizou kits de higiene, com sabonete, creme dental, escova de dente, aparelho de barbear e absorventes. “Enquanto grupo de mulheres, entendemos que a dignidade menstrual é inegociável e que uma mulher em tal situação de vulnerabilidade jamais poderia ficar desassistida nessa sua necessidade básica de lidar com o fluxo menstrual”, explicam.

Questionado sobre este tipo de kit ao invés de roupas e alimentos, o grupo respondeu ao Fato Real: “Na verdade, todos os tipos de doações são necessárias e indispensáveis em momentos de tragédia como esse. Porém temos acompanhado as movimentações de pessoas, grupos e associações e percebemos que a parte que diz respeito às roupas estava bem suprida. Por isso, optamos por focar nesse tipo de kit assim como providenciar itens de limpeza, visando a todos, mas em especial as mulheres. A saúde de todos depende da limpeza de corpos e ambientes – e no caso da mulher, sua saúde pode ser fortemente impactada se ela não consegue cuidar de seu fluxo menstrual. Assim pensamos em uma maneira de auxiliar tais mulheres que se veem ainda mais expostas em sua dignidade em situações como essas”.

O grupo originou-se em 2018 no contexto das eleições ajuntando mulheres” para expor um posicionamento em prol da democracia e contra extremismos que acabam com direitos e causam ataques a grupos minoritários”. Após as eleições elas permaneceram unidas fazendo ações de informação política e organização social. Também em prol de auxiliar mulheres em situação de violência.

Show de solidariedade

A casa de shows NaMata promove neste domingo (16/01) um festival solidário em prol das cidades que foram atingidas pelas fortes chuvas na última semana. O evento é a partir das 14h.

Segundo a empresa, o festival é sem fins lucrativos e todos os artistas abriram mão do cachê pela causa. O ingresso solidário está sendo vendido pelo preço único de R$ 20,00 (vinte reais) e pode ser adquirido aqui.

Ainda segundo a organização, todo lucro do evento será em prol das cidades atingidas pela chuva. Estão previstos para se apresentarem no festival: Dj Tallez, Dj Adriano, Dj Jackal, Juninho Off, Nino Rodrigues, Vinni Costa, Dadim, Rick e Ricardo, Felipe e Nando e Dream Dance.

Fato Real