Fato Real
Gerais

Fórum Lafayette sedia lançamento de livro sobre seu patrono

O livro Lafayette Rodrigues Pereira: jornada pelo Brasil, organizado pelo professor e escritor Osmir Camilo Gomes, foi lançado nessa quarta-feira (15/12), no Fórum Lafayette em Belo Horizonte. O lançamento contou ainda com um recital de poemas sobre o jurista. Parentes de terceiro e quinto graus do homenageado participaram do evento.

O organizador da obra, Osmir Camilo Gomes, e o juiz diretor do Foro de BH, Christyano Lucas Generoso (Crédito: Raul Machado/TJMG)
O organizador da obra, Osmir Camilo Gomes, e o juiz diretor do Foro de BH, Christyano Lucas Generoso (Crédito: Raul Machado/TJMG)

O livro busca ampliar a compreensão da organização política, social e econômica do Brasil, perpassada e influenciada pela trajetória de vida do personagem, o conselheiro Lafayette, que, entre meados do século XIX e início do século XX, participou ativamente das principais mudanças rumo à modernização do Brasil, apontam os autores.

“Falar em conselheiro Lafayette é falar num político puro e de grande convicção, um grande jurisconsulto civilista”, afirmou o superintendente adjunto da Memória do Judiciário Mineiro do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant.

O desembargador Caldeira Brant relembrou a instalação de uma herma (busto sustentado por pedestal) do conselheiro Lafayette nos jardins do Fórum, em 2008, junto da herma já existente do também jurista Milton Campos, que dá nome ao edifício. Ele contou que sugeriu ao corregedor da época, o desembargador José Francisco Bueno, a instalação da herma, pois o fórum não possuía um registro iconográfico do homenageado. 

Para o juiz auxiliar da Corregedoria e diretor do Foro de Belo Horizonte, Christyano Lucas Generoso, que representou no evento o corregedor-geral de Justiça do TJMG, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, “acolher o lançamento do livro Lafayette Rodrigues Pereira: jornada pelo Brasil na Galeria do Espaço Cultural Fórum Lafayette é, além de motivo de alegria, um tributo a esse destacado mineiro, a quem a história reconhece como importante vulto de nossas Minas Gerais e do Brasil”.

O lançamento contou ainda com um recital de poemas. Gastão Manfredini, Wagner Vieira e Osmir Camilo falaram sobre o conselheiro Lafayette, contando um pouco a história do homenageado.

O livro

Lançamento também teve como atração um recital de poemas acompanhado de música (Crédito: Raul Machado/TJMG)
Lançamento também teve como atração um recital de poemas acompanhado de música (Crédito: Raul Machado/TJMG)

Organizador da obra, Osmir Camilo Gomes, disse que as pesquisas que resultaram no livro duraram 12 anos. Ele destacou as colaborações recebidas e a quantidade e qualidade das pesquisas, feitas em várias cidades do Brasil, que ajudaram a compor a obra. “Esse livro tem o espírito de vitória”, afirmou. 

Lafayette Rodrigues Pereira: jornada pelo Brasil teve a participação de diversos colaboradores, entre redatores, pesquisadores e historiadores. O texto é embasado em dezenas de fontes e referências, como arquivos públicos, museus, bibliotecas, biografias, arquivos históricos da imprensa, estudos acadêmicos, entre outros.

Fato Real