Fato Real
Gerais Política

Evento celebra Dia da Consciência Negra em Lafaiete

Com o tema “Orgulho de Ser Negro” aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete na noite de 19/11, evento em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.  A proposta foi fazer uma reflexão sobre a atual condição do negro na sociedade brasileira, e os problemas enfrentados em decorrência da discriminação e do preconceito racial, ainda muito fortes em nosso país.

A iniciativa da realização do evento foi do vereador Professor Eustáquio Cândido,  juntamente com o setor de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde e contou com o apoio da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete.

Estiveram presentes, entre outros representantes do movimento negro, o Coletivo Alforria, Roda das Pretas e entidades organizadas; os vereadores Damires Rinarly e Pedro Américo.

Foi apresentada uma palestra proferida pela Pedagoga Alice, que relatou a história da trajetória do negro no Brasil e abordou a temática do preconceito racial e a luta do negro pela valorização de sua cultura e conquista da igualdade de direitos.

Em seguida foi exibido um vídeo produzido especialmente para o evento com relatos de diversas pessoas sobre suas experiências e conquistas. Após a exibição foram ouvidos relatos dos participantes.

O Dia da Consciência Negra é uma data instituída nacionalmente para relembrar a história e comemorar as conquistas dos negros. Eventos como este resgatam e valorizam a cultura e a história dos negros no país.  Segundo os organizadores “a resistência e a luta do negro por reconhecimento e igualdade é diária e constante no país que tem a maioria da população negra. O movimento continua e outras atividades serão propostas para serem realizadas em outras datas”.

Fonte: ASCOM/PMCL.

Fato Real