Fato Real
Gerais

Elza Soares inspira edição 2022 do Inverno Cultural da UFSJ

O Inverno Cultural UFSJ é um dos principais festivais de artes integradas do interior do Brasil e tem seu retorno neste mês de julho.

Com uma trajetória de 32 edições desde 1988, o evento ocorre sempre nas férias letivas do meio do ano e volta-se para a valorização de distintas expressões artísticas e culturais na cidade de São João del-Rei e na região do Campo das Vertentes. As atividades são totalmente gratuitas e, tradicionalmente, ocorrem em espaços públicos (ruas e praças de diversos bairros), campi da UFSJ e equipamentos culturais, como teatro municipal, galerias, museus, centros culturais, dentre outros, formando um circuito e um convite para que os sujeitos vivenciem encontros na e pela cidade através da arte e cultura.

Arte de divulgação do evento
Arte de divulgação do evento

Na edição deste ano, o álbum Planeta Fome, lançado há três anos pela cantora Elza Soares, será o “pano de fundo” das discussões e atividades do 33º Inverno Cultural da UFSJ, que acontecerá entre os dias 23 e 31 de julho, nas cidades de São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas.

Segundo o coordenador geral do evento e pró-reitor de Extensão da UFSJ, professor Chico Brinati, o tema deste ano traz uma reverência à vida e à obra de Elza Soares, suscitando discussões interessantes no cenário da sociedade brasileira atual. “É um álbum que aborda temas muito sensíveis à sociedade como, por exemplo, o racismo, a homofobia, a violência contra a mulher, o negacionismo e a fome. Então decidimos homenagear Elza e trazer esses temas pro debate dentro do festival.”

Fato Real