Fato Real
Gerais Política

CNDL realiza convenção nacional com presença do presidente Bolsonaro

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP) realizaram em Campos do Jordão (SP) a 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da solenidade de abertura do evento na sexta-feira (13/05), considerado o maior e mais tradicional encontro do setor de comércio e serviços do país.

José César e o presidente Bolsonaro na convenção da CNDL
José César e o presidente Bolsonaro na convenção da CNDL

O Presidente Jair Bolsonaro foi homenageado com o Mérito Lojista Nacional, prêmio alusivo à personalidade que mais contribuiu para o comércio em 2022 e que é entregue pela entidade desde 1980. Em discurso, Bolsonaro ressaltou que o Governo Federal criou o Pronampe para evitar demissões durante a fase aguda da Covid-19 e que o país chegou a fechar com saldo positivo de emprego em 2020. Já o Auxílio Emergencial foi importante para ajudar os trabalhadores informais.

A convenção

Com o tema “Propósito, a mudança cultural do varejo”, ao longo de dois dias, empresários, lojistas e especialistas debateram as principais tendências do varejo.

A presença do presidente da República reflete a importância que o setor vem ganhando na economia nos últimos anos. Hoje, o Comércio e o Serviços respondem por 73% do PIB nacional, é responsável por 27 milhões de empregos e 80% das empresas ativas no Brasil.

Presidente José César da Costa discursa na abertura da Convenção
Presidente José César da Costa discursa na abertura da convenção

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, a convenção é uma oportunidade para apontar caminhos para milhões de empreendedores que apostam no Brasil. Ele enalteceu a força de uma classe que superou desafios de uma pandemia e reforçou a conexão com os clientes, mostrando sua força e acreditando que a recuperação da cadeia produtiva está próxima.

Atores importantes do sistema varejista estiveram na convenção como Maurício Stainoff (FCDL-SP), Roque Pellizzaro Jr e  Bruno Falci (SPC Brasil). Tendências, cenário econômico, lideranças, novas tecnologias e outros temas foram conduzidos por especialistas como  Fátima Merlin, Samuel Normando, Ricardo Amorim, Kenneth Corrêa, José Salibi e Sandro Magaldi e Lisiane Lemos.

Lafaietenses participaram da Convenção Nacional do Varejo
Lafaietenses participaram da Convenção Nacional do Varejo

Uma comitiva formada por empresários e diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete (CDLCL) esteve em Campos de Jordão, participando deste importante momento de retomada num período pós-pandemia. José Cesar da Costa recepcionou os conterrâneos e demais representantes do comércio brasileiro. José Cesar, que preside a CNDL celebrou o sucesso do evento, que pela primeira vez em sua história foi prestigiado por um presidente da República. O evento reuniu 2 mil pessoas.

Fontes e fotos: CNDL/www.gov.br/

Fato Real